terça-feira, janeiro 14, 2014

Luto por Eusébio nas Ruas Lisboetas


O homem de cor, provavelmente moçambicano como Eusébio, cuja fotografia trazia numa pequena moldura a tiracolo, caminhava lentamente à nossa frente.

Trazia no braço uma tira preta, das que se usavam noutros tempos, para assinalar o tempo de nojo por algum familiar.

Não sei se as pessoas que se cruzavam com ele, pensavam que o sexagenário podia ser parente de Eusébio, ou se apenas mais um "louco" recebido de braços abertos pelas ruas lisboetas...

A Rita, sempre com mais coragem que eu, perguntou-lhe a razão daquele luto e ele com simpatia, respondeu: «Eusébio foi a única pessoa na vida que só me deu alegrias.»

Compreendemos e respeitámos o homem, sem lhe fazer mais qualquer pergunta. A Rita deu-lhe uma nota de cinco euros e recebeu de troco uma vénia, um sorriso e ainda algumas palavras simpáticas com a sua pronúncia africana: «muito agradecido minina. E seja feliz, sempre».

2 comentários:

  1. A mim mais me parece um esperto, que, não sendo mentira que sente verdadeiramente a morte de um ídolo das massas e dos sonhos e fantasias por concretizar de muitos, não deixa por isso de tirar oportunidade dessa compaixão para, se os outros desejarem, ganhar um pouco às custas disso.

    ResponderEliminar
  2. uma boa esperteza, então, PT. :)

    ResponderEliminar