sexta-feira, janeiro 10, 2014

O Poder e a Classe Média


Os poderes (todos) não gostam de ser contrariados, mesmo os que se fingem democratas. Gostam ainda menos de quem sabe o que quer, quem tem cultura e conhecimentos suficientes para defender os seus interesses.

É por isso que todos os políticos com tiques autoritários, têm tendência a destruir a Classe Média, pois é lhes mais fácil governar num país em que as pessoas são facilmente colocadas nos dois grupos sociais tradicionais:  ricos e pobres.

Neste começo de século, a grande batalha do poder económico e político (confundem-se cada vez mais...) foi destruir a tal Classe, que de uma forma natural destrói o fosso entre ricos e pobres. É culta, vive com alguma independência económica e gosta pensar pela sua cabeça (algo que é sempre perigoso, pois até podem pensar em revoluções...).

Eles esquecem-se é que não há nações fortes sem uma Classe Média forte. Portugal um bom exemplo, a destruição da Classe Média, destruiu a economia do país.

E por muitos recuos que se verifiquem nas sociedades, é impossível voltar ao estado feudal. Se este "empobrecimento" começou com o poderio economico da China, acredito que a revolta (apesar de terem um regime ditatorial bem estruturado...) social também começará no país do Sol Nascente, farto em desigualdades e explorações.

O óleo é de Vita di Milano.

11 comentários:

  1. Segundo os antigos paradigmas sociais, esta classe média - que não é tão culta como o Luís escreve - está no fim, ela renascerá segundo os futuros tempos que são diferentes. Nada será como antes ou depois do 25 de Abril de 74. Aliás, já há algumas alterações de comportamento e adaptação aos novos tempos.
    Estou de acordo quanto ao último parágrafo. A China enveredou por um modelo de desenvolvimento copiando o pior que há no capitalismo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não posso estar mais de acordo.
    Um abraço, Luís

    ResponderEliminar
  3. mas será sempre Classe Média, porque ficará entre os ricos e os pobres, Carlos.

    o Carlos culpa sempre as pessoas (o povo) e nunca a banca e os políticos, que não só nos levaram à situação actual, como continuam a passar ao lado da crise...

    ResponderEliminar
  4. sim, Graça.

    normalmente será assim.

    ResponderEliminar
  5. Eu acredito que ela renascerá um dia. A história é ciclica. Como uma engrenagem. De tempos a tempos surge "um iluminado" e a engrenagem emperra e às vezes é preciso recuar, para a desemperrar. Mas depois volta ao cilclo normal da humanidade que é a evolução. Se assim não for decerto o Homem caminhará para a sua extinção.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Este governo tá cada vez pior. Eu nem faço questões de votar porque,isto,em termos de governo,acho que todos os governantes são iguais,todos falam de forma igual. Eu detesto a crise que se vive hoje em dia. http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

    ResponderEliminar