terça-feira, janeiro 08, 2013

Ser Artista Neste País


Apesar de Portugal ser um dos países que menos aposta na Cultura, nos últimos anos assistiu-se a uma correria infernal em direcção a vários palcos, graças à televisão e aos seus programas de entretenimento, que além da criação dos  "famosos instantâneos", também venderam por aí, que em poucos meses é possível fabricar cantores, actores ou dançarinos de sucesso.

Aparecem sempre milhares de jovens em "castings", seja para cantar ou interpretar um papel secundário numa novela, mesmo que nunca o tenham feito e quando olham ao espelho este lhes diga para mudarem de sonho...

Infelizmente, não só as coisas não funcionam desta forma, como esta massificação (em nome das audiências...) tem produzido 100 vezes mais gente frustrada que artistas.

O mais estranho nisto tudo são as pessoas que entram no "negócio", normalmente como jurados (bem pagos...), que mesmo sabendo que uma carreira artística se constrói com talento e anos e anos de trabalho e evolução, alimentam toda esta cadeia de "fábricas ambulantes de artistas".

Mas o problema maior nem reside aqui. Ao mesmo tempo que se vendem todas estas ilusões, desvalorizam-se várias profissões que exigem bastante Arte e ameaçam ficar sem continuidade neste país, que aposta sobretudo no espectáculo e na ilusão... 

O óleo é de Miguel Levy.

5 comentários:

  1. Penso que a TV deveria ter uma função educacional e cultural. Infelizmente o que ela nos mostra na maioria das vezes é o contrário.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. é verdade, vende sonhos que se revelam pesadelos, Elvira...

    ResponderEliminar
  3. Amigo Luís Milheiro, o grito é um alerta e entregue-o ao rio. Resista!

    ResponderEliminar
  4. Meu querido,

    Hj ando de faxina, na casa e no computador, e resolvi dar uma vasculhada nas contas que ja nao uso quase e nos blogues que abandonei. Para poder entrar no Sulburbio tive que ir a uma conta do gmail que ha seculos nao abro, e resolvi ver se havia algum email perdido de amigos que ainda o usam e encontrei o teu sobre este post. Q pena que nao vi. Detesto deixar coisas sem resposta, sobretudo de gente que respeito e a quem dedico afeto. Nao publiques este comentario, mas quis que a msg ficasse relacionada com o assunto, senao era muito mais explicaçao ainda. Beijinho grande pra ti. E qu gandas férias, rapaz! :)

    ResponderEliminar