domingo, novembro 11, 2012

Pois foi, Mudei a Fotografia


De vez em quando falo sobre as pessoas que passam por aqui, em silêncio, que preferem guardar os comentários para quando nos cruzamos na rua ou no café. As suas palavras vêm sempre acompanhadas de um sorriso de cumplicidade.

Dizem-me coisas giras, misturadas com outras que me deixam a pensar se devo ter ou não mais cuidado com o que escrevo.

Desde o Jorge que me pergunta se não tenho medo de possíveis represálias da Câmara de Almada (pelo que escrevi no "Casario" sobre o apoio à Casa do Benfica da Charneca...), à Natália que diz que já sabe quase tudo de mim, através dos meus blogues.

Felizmente os blogues podem ser tudo, não existe uma linha editorial definida como num jornal, por muito que lhe queiramos dar um rumo certo. 

Entrei no mundo da blogosfera em Maio de 2006, primeiro com o blogue, "Casario do Ginjal". Como o próprio nome indica, é desde inicio um espaço regional, que nunca se afastou muito de Almada e da Margem Sul. Em Agosto do mesmo ano criei o meu segundo blogue, "Viagens pelo Oeste", porque tinha vontade de escrever sobre as minha memórias de infância e também sobre a minha Cidade Natal, Caldas da Rainha.

Dois blogues depois, senti que me faltava um espaço mais livre, quase sem fronteiras. Foi desta forma que nasceu o "Largo da Memória", logo no começo de Janeiro de 2007, que podia ser quase tudo, um diário, um jornal, um espaço de estórias e de história. E acho que tem sido muito isso. Já em Abril de 2011, criei a "Minha Carroça de Livros", um espaço sobretudo de divulgação da minha obra editada (livros e cadernos...), que não tem merecido o mesmo carinho dos outros (não sou muito bom a divulgar o meu trabalho)... 

Também me tenho preocupado com a imagem em qualquer dos espaços. Se no "Casario e nas "Viagens", socorro-me com frequência (e gosto claro) das minhas fotografias, no "Largo" prefiro colorir as minhas palavras  com a pintura dos artistas do mundo. 

Fui escrevendo e quase que me esquecia da Rita, que me perguntou se não tinha uma fotografia melhor para colocar no "perfil". Disse-lhe que não. Acrescentou que parecia uma foto de prisioneiro. E eu disse que era mesmo a ideal, não fosse eu um "prisioneiro" da blogosfera... 

16 comentários:

  1. E estás muito bem nesta fotografia!
    E eu dou por mim a preterir os blogues em favor da face. Não é nem será nunca a mesma coisa. Gosto mais dos blogues. Mas até o meu tem andado abandonado...

    Beijinho, Luís.

    ResponderEliminar
  2. Gosto desta foto embora para ser autêntica não tenha a menor ideia de como era a anterior. Por norma não olho para as fotos de perfil, interessa-me mais o que escrevem do que o que parecem, e até porque muita gente uso uma qualquer imagem que nada tem a ver com a foto das pessoas. Eu mesma tenho uma foto à pouco tempo, e porque algumas amigas me pediram.
    Quanto aos blogues, ainda só entrei em dois. Neste e no casario, mas devo confessar que dos dois este é o que mais me agrada. Vou ver se um dia destes visito os outros, mas não prometo nada. Os meus trabalhos artesanais, sempre me ocupam muito tempo.
    Um abraço e um excelente S. Martinho.

    ResponderEliminar
  3. Uma bonita fotografia, Luís Eme.
    Continua a escrever com a mesma sensibilidade de sempre porque todos gostam de te ler.
    Abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  4. Olha o Luís mudou de avatar.

    Represálias da Câmara? Que ideia! Com jeitinho e muita pedagogia leva-se as pessoas a considerar os nossos propósitos.


    ResponderEliminar
  5. Um prisioneiro muito bem parecido! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. é por isso que não tenho "faicebuque", Maria.

    também gosto mais dos blogues.

    como os dias continuam a ter só 24 horas, não teria tempo para tanta coisa...

    ResponderEliminar
  7. a fotografia anterior já tinha mais de seis anos, foi por isso que mudei, Elvira.

    o "largo" acaba por ser o principal (se isso existe...) cá da casa.

    ResponderEliminar
  8. Olá, Catarina.

    sei que estou em falta...

    ResponderEliminar
  9. o mais importante é não pensarmos nisso quando escrevermos, Carlos.

    Claro que temos a cabeça limpa porque não dependemos destes poderes que nos rodeiam, podemos pensar e escrever em Liberdade.

    ResponderEliminar
  10. gosto do novo "boneco" do puto cá do largo....

    Ps.Boneco traduz foto.

    ResponderEliminar
  11. Un abrazo amigo, desde una orilla un poco varada y sin muitas ganas de escribir ...te sigo recordando

    ResponderEliminar
  12. abraço, Momo.

    bom ver-te aqui.

    ResponderEliminar