quinta-feira, novembro 15, 2012

As Perversões do Poder


O exercício do poder é uma das coisas mais perigosas que existem à nossa volta.

O melhor exemplo é a prática governativa de uma boa parte dos políticos, desde a pequena junta de freguesia ao governo central.

Pensava que era difícil encontrar alguém tão mentiroso e manipulador como José Sócrates na chefia do governo. Estava enganado. Pedro Passos Coelho em apenas um ano e alguns meses de governação, já manipulou e mentiu mais, que Sócrates nos seis anos em que foi primeiro-ministro.

Às vezes tento perceber o que o leva a fazer tudo ao contrário do que prometeu na  campanha eleitoral e só encontro uma explicação: em vez de servir o país ele está ao serviço de "alguém", apostado em criar na Europa um país (ou países...) com índices sociais e económicos ao nível da Ásia mais pobre e miserável. 

É por isso que poema de Zé Gomes Ferreira, "Acordai", está mais actual que nunca. Temos todos de acordar!

Não tenho dúvidas que esta gente tem mesmo de ser corrida do poder, o mais rápido possível. São muito, mas muito mais perigosos que a "troika". Não é por acaso que uma das suas bandeiras era ir ainda mais longe que a "troika".

O óleo é da grande Paula Rego. Escolhi-o pelo seu traço grotesco que  identifica a capacidade desta gente de se "transvestir", sem me esquecer de lembrar que a sua "Casa das Histórias" também lhes provoca comichão.

4 comentários:

  1. Cada vez mais o que me parece é que não gosto, nem confio em políticos...

    ResponderEliminar
  2. O poder e mais tentador que a mais bela das sereias e mais poderoso que os tentáculos dos maiores povos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. também não confio neles, Gábi. nadica de nada!

    ResponderEliminar