terça-feira, abril 27, 2021

Três Notas Sobre Mais uma Noite Negra do Futebol Português


Quando um treinador de futebol, se sente "escandalizado", por lhe chamarem arruaceiro, javardo, gentalha, ordinário, deliquente, etc, mas insiste (sempre que perde ou empata...) no comportamento agressivo e insultuoso para com as equipa de arbitragem ou os adversários, não sei como é que poderá ser adjectivado. Resta esperarmos para ver qual será o seu castigo desportivo, quando o treinador do Sporting, por muito, muito menos, foi castigado com três jogos afastado do banco.

Quando um empresário de futebol agride um jornalista, sem qualquer razão, que não seja a "agressão gratuita", ou fazer "um bonito" para o presidente do FC Porto, que foi o primeiro a dirigir-se aos jornalistas, que estavam no exterior do estádio, terá de ser castigado exemplarmente. Num país normal, além da eventual condenação pela "justiça civil", este senhor deveria ser proibido de entrar num recinto desportivo durante pelo menos meia-dúzia de anos.

Quando os Agentes de Autoridade optam por ter uma acção passiva, devido à presença de alguns dirigentes, que pensam que "são donos do mundo", mesmo quando uma pessoa agredida, grita, a pedir auxílio, terão de ser obrigatoriamente responsabilizados, de uma vez por todas, pela sua conduta e pelo seu habitual "fechar de olhos" a situação graves, como a que se passou ontem em Moreira de Cónegos.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


6 comentários:

  1. Bom dia
    Tinha que comentar.
    Parabéns !!

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma situação demasiado triste para se utilizar a palavra "parabéns", Joaquim.

      Eliminar
  2. Depois do que assisti em directo-a uma bárbara agressão- (e atenção bárbara agressão na presença conivente do Presidente do FCPorto, e em casa alheia onde não "risca" nada, este PC para mim foi o principal mentor desta agressão e as autoridades deste país assistem impávidas, caladas e serenas como se nada se passasse).

    Que me interessa o Benfica que me interessa o Sporting que me interessa o Porto, quando assisto em directo a uma bárbara agressão por um bandido a um jovem que está apenas a fazer o seu trabalho, eu não tenho nada a ver com esta gente reles e baixa (sejam eles do Porto, do Benfica ou do Sporting), eu tenho vergonha de gostar de futebol (sou Sporting) com gente deste calibre.
    Bandidos que amachucam, humilham um jovem que tem família e que apenas está a fazer o trabalho para o qual é remunerado e cujo ordenado servirá para criar os seus filhos e a sua família.

    VERGONHA-ultrapassou tudo o que eu julgava possível, eu não tenho nada a ver com este tipo de gente (seja ele de que clube fôr), eu senti VERGONHA daquele miserável espectáculo que se desenrolou em Moreira de Cónegos. É gente que deveria ser irradiada para sempre do futebol!
    Não me interessa se são do Porto, do Benfica ou do Sporting, é gente que não presta que só têem ódios e fanatismos dentro deles, não tenho nada a ver com esta gente.
    Não sou um anjinho nem um puro mas aquilo a que eu assisti foi simplesmente vergonhoso.
    Que me interessa que o SPORTING ou o Porto seja campeão, há outros valores mais importantes na vida e há metas que não podem ser ultrapassadas.

    "O futebol é a coisa mais importante entre as coisas menos importantes da vida-Arrigo Sachi treinador de futebol italiano-.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dão muitos anos a "olhar para o lado", Severino.

      Os vícios do passado e a tentativa de pressionar o "elo mais fraco", para ganhar, tem de ser combatida de uma vez por todas.

      Mas quando se vê políticos e outra gente poderosa a aplaudir Pinto da Costa, pelo seu trajecto desportivo, está tudo dito.

      Há jornalistas que passam a vida a comparar os três grandes, mas o Benfica e o Sporting nunca foram tão longe como os portistas (desde os jogadores dentro de campo, pressionam sempre os árbitros, passam a vida a correr na sua direcção, e agora passam a vida a tentar "fabricar" penalties, quando não conseguem marcar golos, ao seu banco, que levanta-se, barafusta, grita, em todos os jogos).

      Infelizmente muitas vezes tentam imitá-los... quando as coisas não correm mal.

      Eliminar
  3. José Pereira27/09/22, 09:27

    Quando alguém é parcial na análise e se foca única e exclusivamente naquilo que não gosta, sem o respetivo contraditório tem um nome. Deixo-vos a pensar nisso e no nome em questão.
    Quando alguém chama javardo a outro, deve ter a noção do que diz. Parece-me que não teve e o tribunal sancionou exatamente a falta de respeito de um semelhante perante um outro. Muito pior é quem defende o indefensável, só porque é de uma outra cor, religião, País ou neste caso clube.
    Tenham juízo e respeitem os outros, mesmo porque ninguém é puro o suficiente para se achar dono da verdade e da moral. Olhem bem para dentro e verão podres tão ou maiores que os dos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que você é que quer defender o indefensável, José Pereira. O insulto e a agressão gratuita no futebol.

      O texto relata factos, comportamentos que já deviam ter sido banidos do futebol, há muito tempo. Não tem nada que ver com credos, religiões ou tribos.

      Eliminar