segunda-feira, abril 09, 2018

Cargaleiro e "A Essência da Forma"...


Ao visitar a exposição "A Essência da Forma" na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, no Seixal, pensei várias coisas.

Mas no essencial tudo aquilo me soube a pouco, mesmo gostando da maior parte dos painéis de azulejos de Manuel Cargaleiro e também dos de Siza Vieira.


Sei que a ideia inicial era ir mais longe... mas a cidade de Castelo Branco antecipou-se  e acabou por ser a grande privilegiada com a instalação de um museu muito mais rico e diversificado, sobre a obra artística e sobre as peças que foi coleccionando (inclusive obras em cerâmica de grandes figuras do mundo da arte, como Pablo Picasso...).

Mas pelo menos o Seixal aproveitou o que Almada não quis... apesar de Manuel Cargaleiro ter muito mais de uma costela almadense, pois foi no Concelho que se fez homem e artista...

(Fotografias de Luís Eme)

5 comentários:

  1. Seixal? Exposição permanente? Tenho que lá ir, quando vier o bom tempo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica na Quinta da Fidalga, um espaço muito agradável para se visitar, Elvira.

      Eliminar
  2. A primeira fotografia é uma casa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (a pergunta é um tanto ou quanto estúpida... é óbvio que é uma casa. É a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro por fora)

      Eliminar
    2. Talvez seja estúpida. É que eu já sou bastante idoso e dantes as casas tinham janelas. Daí a pergunta. Há coisas que me confundem. Exemplos. Tenho visto Igrejas que, ao longe, me parecem garagens e prédios que me parecem caixotes. Não há nada como perguntar.

      Eliminar