Nunca escrevi nos meus blogues sobre a Catalunha e sobre os independentistas, por ser um tema polémico e pela dificuldade em ter uma opinião consistente, sem conhecer de perto a realidade local.
Mas à partida parece-me absurdo que num país democrata (e por muitas voltas que se dê, a Espanha é uma democracia...), uma província ou região, se queira tornar independente por via da força e não pelo diálogo. Mesmo que assuma ter razões válidas para que isso aconteça, no campo histórico, social, político ou económico.
Também sei que às vezes o diálogo é uma "conversa de surdos", e que o governo central de Espanha se fartou de dar "tiros nos pés", ao ponto de conseguir equilibrar uma causa, que à partida parecia não ter consistência, política e social.
Por outro lado, penso que é de uma cobardia atroz, que o líder do movimento independentista fuja do seu país, enquanto alguns dos seus companheiros de luta, além de terem visitado o cárcere, permanecem em Barcelona...
Mas volto a frisar, que este é o ponto de vista de alguém que apenas conhece a realidade da Catalunha, pelas notícias dos jornais e da televisão...
(Fotografia de Luís Eme)
Visitando, gostei muito do seu blogue. Bons textos, sedutoras histórias, belas imagens, brilhantes, sublimes.
ResponderEliminar.
* Promessas de Amor em Versos Poéticos *
.
Deixando um abraço poético
Grato, Gil.
EliminarLuís, a Aldina Duarte sabe que escreveste aquele poema para ela?
ResponderEliminarNão sei, Isabel...
Eliminar