terça-feira, março 18, 2014

O Futebol Não Tem Direito a Ética?


Quando ouço ou leio gente como Miguel Sousa Tavares, Rui Gomes da Silva ou Eduardo Barroso, fico  perplexo. A sua "clubite aguda" faz com que ambos digam e escrevam coisas completamente absurdas. 

Mas o pior, é perceber que o mais importante para eles é que o seu clube ganhe, mesmo que seja com um fora de jogo que passou despercebido ou com uma grande penalidade inventada por um avançado com jeito para o "teatro dos trambolhões". 

Incomoda-me esta falta de ética, que é seguida por outras tantas figuras públicas com responsabilidades na nossa sociedade. 

São eles, ao lado da gente anónima, que transformam os estádios um "circos", onde tudo é possível, até chamar os piores nomes aos árbitros e adversários (e até aos próprios jogadores do clube...), muitas vezes de forma injusta.

Mas o pior de tudo é perceber que toda esta gente que "endoidece" com o futebol, não quer que ele se torne mais transparente, com menos casos. Querem sim, ser eles os  únicos beneficiados do tal "sistema".

É também por todas estas coisas que eu nos últimos quinze anos apenas entrei uma vez num estádio para assistir a um jogo de futebol...

6 comentários:

  1. É uma coisa quase pornográfica, Luís, ouvir esses senhores. Parecem uns taberneiros que um dia passaram pela universidade a discutir futebol.

    ResponderEliminar
  2. Pois é amigo em se tratando de clubite são todos iguais. Estamos num mundo onde a luta pelo poder se tornou feroz e o futebol está bem integrado nessa luta.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. É o mal deste país: a clubite, a partidarite e outras "ites" não deixam as pessoas pensar com lucidez...
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
  4. querem ganhar a qualquer preço, Elvira.

    ResponderEliminar
  5. é, Graça, preferem viver a mentira, desde que pareça uma mentira boa.

    ResponderEliminar