As conversas e as leituras fazem-me pensar muitas vezes em coisas do arco da velha, muitas vezes aparentemente distantes dos temas abordados.
A partir de uma notícia grotesca e sangrenta, sobre a "defesa da honra", em vez de pensar no desajuste e na confusão que se faz com esta palavra, pensei que o conceito de honra (mesmo que errado), está muito mais enraizado nos meios mais humildes, onde a "civilização" nem sempre quer entrar.
Mas não me fiquei por aqui, também pensei que a honra era um valor cada vez mais desajustado e com menos valor na sociedade actual.
Segundo o dicionário, honra, pode ser: honestidade, virgindade, distinção, graça, dignidade,boa fama, demonstração de respeito, integridade de carácter, etc.
Pois é, tudo valores desajustados nestes tempos falsamente liberais, em que parece valer tudo...
Embora ache que se leve a "defesa da honra" ao exagero em algumas aldeias do nosso país, não tenho dúvidas que o que mais falta nos mais altos representantes deste país, é dignidade, integridade de carácter.
Quando eu era uma menina meu pai dizia que a honra era o maior bem de uma pessoa. Meu pai dizia muitas coisas sabe? Ele dizia que a palavra de honra de um homem, era mais importante que qualquer documento assinado em cartório.
ResponderEliminarUm abraço
sim, Elvira.
ResponderEliminarera até levada ao extremo, havia gente que matava e se matava, por questões de honra...