domingo, março 24, 2013

Viagem em Volta da História de Cada Fotografia


O poder da imagem sempre foi especial. Não só pelo seu significado, mas também pelas memórias que pode e deve despoletar em cada um de nós.

No "território" da imagem há uma Arte que adquire um peso mais forte que qualquer outra, por nos conseguir confrontar com a realidade como nenhuma outra: a Fotografia.

A máquina de tirar retratos consegue ser o objecto que obteve uma maior intimidade com o nosso olhar, ao ponto de se aproximar como nenhum outro do que ele sente ou vive.

Apesar da massificação da fotografia, graças ao "mundo digital", cada imagem continua a ter uma identidade própria.

Ou seja, cada fotografia continua a ter uma história...

Quando pegamos num álbum com retratos antigos, recebemos de volta da nossa memória, pessoas, lugares, acontecimentos. E é quase sempre bom.

Fico sempre com a sensação que devia ter tirado muito mais fotografias aos lugares por onde passei, porque tenho máquina praticamente desde os quinze anos.

Mas nem sempre lhe dei a importância devida. Talvez por não ter tido "escola", por viver num meio em que a fotografia era normalmente desvalorizada enquanto arte, graças ao pensamento parvo que qualquer pessoa que tivesse uma máquina era um potencial fotógrafo.

Hoje sei que devia ter começado a fazer perguntas logo aos quinze anos a quem via tirar retratos, como era o caso do meu tio Zé, e não já depois dos trinta...

O óleo é de Mirian Constán.

6 comentários:

  1. Também gosto muito de fotografias. E gosto imenso de fotografar, mas eu não sou lá grande coisa .
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. O que sei é que já não passo sem aqui vir ver as imagens, as fotografias e, acima de tudo, as interpretações.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. o gostar já é uma delicia, Elvira.

    ResponderEliminar
  4. sempre gostei de fotografias, mas só há pouco tempo é que me dediquei mais à fotografia, e até que pelos comentários que recebo(no blogue de fotos) acho que até nem sou má fotografa.
    um beijo

    :)

    ResponderEliminar
  5. claro que não és, a poesia também se reflecte nas imagens, Pi. :)

    ResponderEliminar