segunda-feira, maio 02, 2011

Bonecos de Luz


Por um motivo imprevisto li mais uma vez os "Bonecos de Luz" de Romeu Correia.


Foi bom voltar a sentir a magia das palavras deste amigo e escritor de Almada, que já nos deixou há quase quinze anos.

Lembro-me que este foi o livro que mais gostei do Romeu, quando comecei a ler uma boa parte da sua obra literária, no começo da década de noventa. Adorei a sua história (a chegada do cinema pela primeira vez a uma pequena aldeia, com todas as peripécias transportadas pela novidade) e a construção das personagens, especialmente o Zé Pardal, o pequeno órfão e vagabundo, que à medida que vai crescendo e sonhando, sente-se cada vez mais parecido com a grande estrela dos primórdios do cinema, o Charlot, a quem não faltava o bigode, a bengala, as botas viradas para a sarjeta e aquele seu andar único.

"Bonecos de Luz" é um excelente livro, em qualquer parte do mundo, pelos dramas que mistura e embrulha no lençol branco, onde ainda hoje se projectam uma boa parte dos nossos sonhos...

4 comentários:

  1. Luisamigo

    Depois de uns tempos sem vir aqui, encontro um texto sobre os Bonecos da Luz que, também para mim é o melhor livro do meu bom Amigo Romeu Correia, com quem tive a honra e o prazer de ter tido momentos de encanto, de conversas longas e de... estroina. De política, zero. Não éramos da mesma cor; o que não queria, nem quer, dizer nada.

    O boxe e o atletismo não o largavam. Bem como o teatro. Sabe-lo tu, não preciso de ensinar a missa ao vigário...

    No nosso último encontro, falámos e falámos sobre a Palmatória. Meses, escassos, depois, foi-se. Mas ficou connosco. Para sempre.

    Abç

    PS (Aqui é Post Scriptum) - A Travessa continua viva; pelo menos, mexe-se...

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada deste autor. Leio quase só autores portugueses porqque gosto de mais da nossa língua para ler traduções (embora as haja muito boas). Mas, de facto,confesso: nada conheço de Romeu Correia para além do nome. Tenho de me "instruir", mas tenho tantos livros para ler!...

    ResponderEliminar
  3. sim, está aqui com os seus livros, Henrique.

    e que belas histórias contava, de tudo, até das mulheres da sua vida...

    ResponderEliminar
  4. é um autor a caminho do esquecimento, Carol.

    ResponderEliminar