terça-feira, janeiro 12, 2010

A Vida é tão Estranha

Olhei para a mulher que entrara na estação, à procura de distracção para os olhos, enquanto não chegava um comboio que parasse em Vila Franca de Xira.

Poucos segundos depois senti que conhecia aquele olhar, só não consegui arranjar-lhe um mundo.
Não sei se pela insistência do meu olhar, ou por outra coisa qualquer, ela acabou por se virar sem se esquecer de sorrir.
Enquanto procurava um nome para lhe colar ao rosto, a mulher de fato violeta e boina caminhou na minha direcção.
Quando perdi as dúvidas sobre a sua identidade, já a tinha a menos de um metro de mim, a chamar-me pelo nome e a dizer que estava quase igual, como se o relógio tivesse parado no tempo.
Ela não, estava diferente. O cabelo tinha outra tonalidade, o corpo surgia mais largo, sem no entanto perder a elegância, estava mais mulher.
Tinham passado mais de vinte anos.
Sorri-lhe, enquanto perguntava: «nunca saíste daqui?»
Olhei-a como quem olha para um palácio, ela continuava a sorrir, com um dos sorrisos mais bonitos que conhecera e respondeu-me à letra: «saí. Dei duas voltas ao mundo, até saber que te ia encontrar aqui.»
Foi ali que nos conhecemos, foi ali que nos separámos, foi ali que nos reencontrámos...

A vida é tão estranha...

22 comentários:

  1. Aconteceu mesmo?!
    Que lindo encontro!

    ResponderEliminar
  2. não, Catarina...

    apeteceu-me escrever, por a vida ser tão estranha...

    ResponderEliminar
  3. Luís,

    QUe pena!
    Conheço uma história bem mais estranha que essa... e com um final improvável mas muito feliz.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Ohhhh! E eu que estava pronta para ler uma estória de amor!
    A propósito do seu outro post sobre os livros que pretende ler (desculpe usar este espaço) acabei de ler “Os filhos da mãe” de Rita Ferro. Não encontrei ainda “Quarto e Um quarto” dela. Nunca tinha lido nenhum livro desta autora. Diferente.. bem humorado! E comecei a ler “As mulheres de meu pai” – só que como ainda estou nas primeiras páginas estou confusa em saber quem é quem ! :)

    ResponderEliminar
  5. Será a vida estranha, mesmo, Luís?
    Sei de uma estória quase assim...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. A vida não é nada estranha...:)
    Quase tudo pode acontecer.

    Beijos, Luís M.

    ResponderEliminar
  7. Pois, não aconteceu (quando escreves estes curtos e belíssimos conos, olho sempre para as etiquetas, para ver se a palavra 'ficção' lá está). Mas, por vezes, não dá vontade de que certos encontros aconteçam?!
    Beijinho, Luís

    ResponderEliminar
  8. Um reencontro assim vale sempre a pena, nem que seja sonhado. Mas a vida é estranha, sim.
    Um belo texto, Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. as estações podem ser os lugares onde a vida recomeça ...ou acaba.

    e aqui não sei se me nasce ou morre um sorriso( talvez um dia, ao passar em Vila Franca, obtenha a resposta).
    ... mas a resposta da mulher da boina é uma soberba declaração de amor Luís.

    daria uma bela história.
    "a vida é tão estranha..."

    _______

    beijos Luís

    ResponderEliminar
  10. há histórias ainda mais estranhas, sim, Meg, e se têm finais felizes, ainda melhor...

    ResponderEliminar
  11. ainda não comecei as "mulheres de meu pai", Catarina. mas apetece-me, gosto da escrita de Águalusa...

    em relação à história, podia acontecer, com menos floreados. há pessoas que é como se desaparecessen, deixamos de as ver e pronto.

    ResponderEliminar
  12. é a vida, somos nós, sei lá, Maria...

    ResponderEliminar
  13. quase tudo poder acontecer, não faz com que a vida deixe de ser estranha, M. Maria Maio.

    ResponderEliminar
  14. pois dá, Lúcia...

    então as pessoas que consideramos especiais e que deixamos de ver...

    ResponderEliminar
  15. os sonhos fazem-nos bem ao corpo e à alma, Graça...

    ResponderEliminar
  16. eu gosto de estações, gosto de comboios, Maré.

    a linha de Vila Franca de Xira foi muito importante para mim, porque fez com que retomasse o gosto pela leitura, matando o tempo da viagem entre Santa Apolónia e Vila Franca de Xira, a ler ("o pára em todas" demorava 45 minutos)...

    li quase tudo de Camilo, Aquilino, Hemingway e Steinbeck, graças à biblioteca da escola onde dei aulas (era quase o único cliente...)

    ResponderEliminar
  17. Aveiro, Vila Franca de Xira, às vezes Oriente e vice versa... pardidas e chegadas, até um olhar se perder definitivamente nos azullejos da estação.

    entendo porque gostas...
    eu também apesar de todos os paradoxos.

    _____

    e beijos

    ResponderEliminar
  18. azulejos lindos, os das nossas estações, Maré...

    ResponderEliminar
  19. ainda bem que gostaste, "Guizo".

    ResponderEliminar
  20. ás estações dos comboios são óptimos locais para cruzar a realidade com a ficção... gostei muito, luís. um beijo*

    ResponderEliminar
  21. pois são, Alice, parte-se de viagem, mesmo sem sair do banco...

    ResponderEliminar