sexta-feira, janeiro 01, 2010

Um Café sem Balanças

Os anos passam por nós, uns a seguir aos outros, sem grandes novidades.

Não faço grandes balanços. Quando leio as escolhas dos críticos de cinema, literatura, teatro ou música, sinto que estou ligeiramente deslocado no tempo, nas escolhas e nos gostos.
Teatro e música, percebo que esteja ultrapassado. Raramente vou ao teatro. em relação à música, sei que parei um bocado no tempo, além de desconhecer as "vedetas" da actualidade, fixo os meus ouvidos naqueles que gosto e não me canso de ouvir (sim, os Clã, Rodrigo Leão, Caetano Veloso, Jorge Palma, Xutos, Cristina Branco, JPSimões, etc). E ao contrário da rádio, passo cá por casa, quase exclusivamente música portuguesa...
Gosto muito de cinema. Mas também sinto que já vivemos tempos melhores (parece que sou um conservador...), por outro lado, cada vez visito menos as salas da "pipoca". Clint Eastwood continua excelente (Gran Torino), tenho alguma curiosidade em ver "Sacanas sem Lei", de Tarantino, assim como "Inimigos Públicos" e o recente "Sherlock Holmes".
Voltei a ler livros, sem ser por obrigação. Li pela primeira vez Rodrigues dos Santos e não fiquei iludido nem desiludido, mesmo que já seja o "senhor milhão". Foi o que esperava. Dos mais badalados do ano, tenho a certeza que não vou ler "Cain". "2666", tenho curiosidade, mas mais mil páginas? são quatro, cinco romances dos que têm a minha medida. Não sei...
Acabei de ler "4 & 1 Quarto" de Rita Ferro e quero ler "Leite Derramado" do xico e também "As Mulheres de Meu Pai", de Agualusa e ainda "O Último Cabalista de Lisboa", de Zimler, e claro, muitos dos que estão na "estante de espera"...

12 comentários:

  1. Pois é, nas nossas idades - sou um pouco mais velho - já nada transpira novidade. Mais um novo ano e tudo como dantes.

    Ainda assim, cinema só em casa. Vi no entanto há meses "Sacanas Sem Lei", que achei estupendo.

    Literatura, romances não compro mais. Ando a ler poesia. Ofereceram-me agora no Natal os Cantos de Giacomo Leopardi. Estou a gostar.

    Os nossos interesses variam conforme as idades.

    Desejo-lhe um Bom Ano!

    ResponderEliminar
  2. também já li rodrigues dos santos, com muito esforço, uma linguagem a meu ver muito banal, em tudo igual aos best seller americanos traduzidos... não repetirei... um beijinho, luís. e boas leituras ao longo do ano :)

    ResponderEliminar
  3. Como gosto muito de cinema e de ler, tomei nota dos livros que mencionou pois nunca os li.
    Estou a ler um segundo livro de Mia Couto que acho muitíssimo interessante: “Jesusalém”. Para mim, é uma forma “diferente” de escrever, a que não estava habituada. Qual é a sua opinião sobre este autor? Relativamente a filmes, vale a pena ver “Avatar” em 3D. Mesmo que seja de um género que não nos interesse em princípio, deve ser visto para se poder apreciar o extraordinário talento de James Cameron, um cineasta visionário que marca uma época.

    ResponderEliminar
  4. Afinal foi feito o balanço:)

    Bom Ano Novo!
    Beijinhos, Luís M.

    ResponderEliminar
  5. Posso afiançar-te que vale a pena ler "Leite Derramado" e "O Último Cabalista de Lisboa"...
    Dos outros não posso falar!
    Ando a ler "Léah e outras Histórias" de José Rodrigues Miguéis e tenho de ler para o Clube de Leitura que freguento "Jesusalem" de Mia Couto.
    Pensava que alguém mo daria no Natal mas este ano nem um livrin ho recebi...

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  6. é mesmo, Carlos, mudam-se os tempos mudam-se as vontades...

    Excelente Ano.

    ResponderEliminar
  7. sim, quero que este ano seja de boas leituras, Alice.

    ResponderEliminar
  8. só li um livro de contos de Mia Couto e gostei, Catarina.

    vais gostar de ler o José Eduardo Agualusa, de certeza.

    ResponderEliminar
  9. mas não foi uma balança, M. Maria Maio...

    ResponderEliminar
  10. também acho que vou gostar, Rosa.

    eu recebi vários livros (o presente que mais gosto...).

    ResponderEliminar
  11. :) eu continuo a sorrir. para não chorar por me estar a faltar tempo para ler o que quer que seja.

    e há o Agualusa que quero muito conhecer melhor...

    resta a esperança de tempos mais bonançosos

    ______

    tinha saudades de te ler Luís!

    ResponderEliminar
  12. gosto muito do Agualusa, Maré.

    tenho lido mais agora, mas vem aí um ciclo terrível, Janeiro e Fevereiro, vamos ver se consigo continuar a ler...

    ResponderEliminar