sábado, março 07, 2020

«Porque sim...»


Há muitas desculpas que podemos arranjar para deixarmos de ler... Como em tudo na vida, umas são mais válidas que outras. 

Talvez a mais pertinente, e razoável, seja a natural perda de visão, "roubada" pelos muitos anos de leituras, que faz com que se demore mais tempo a ler e a perceber as palavras.

Foi por isso que quando ouvi um amigo, sem problemas de visão, desabafar: «Porquê continuar a ler, se me esqueço logo das histórias que estão dentro dos livros?»

Só consegui dizer: «Porque sim...»

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

8 comentários:

  1. Ainda que não goste muito, já para não dizer que não gosto nada, das respostas: "Porque sim...", ou "Porque não...", já que sempre procurei satisfazer a curiosidade - principalmente das crianças - com um motivo sustentável, tenho de concordar com o Luís, neste caso.

    Também eu já não leio ( livros) como lia antigamente. Incluo-me entre as pessoas da sua 2ª frase, mas sem a dificuldade de percepção do sentido das palavras.

    Também eu me deleito, quando posso ir até um Parque ou jardim público e tenho a luz do sol a ajudar-me na leitura, assim como me satisfaz ver outros leitores, ao invés do 'abominável' stupidphone entre as mãos, teclando furiosamente com os polegares... :)

    Excelente ilustração para o seu não menos excelente texto, Luís.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas nós sempre fomos bons a arranjar desculpas para tudo, Janita. :)

      Eliminar
  2. «Porquê continuar a ler, se me esqueço logo das histórias que estão dentro das palavras?»

    Profundo sem dúvida

    Um Sábado feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu depois alterei a frase, Ricardo. Tornei-a menos poética, substitui "palavras" por "livros"...

      Eliminar
  3. Ri-me com o desabafo/desculpa do seu amigo!
    Eu também muitas vezes esqueço o que comi ao almoço no dia anterior, no entanto continuo a comer todos os dias :)

    A verdade, é que como eu gosto de fazer trabalhos manuais, também tenho lido pouco, mas tenho sempre um livro na mesa de cabeceira, posso demorar alguns meses para o terminar de ler, mas quando termino começo outro! Consigo ler mais no Verão, levo sempre um livro para a praia!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós precisamos de desculpas, de nos justificarmos, por estarmos longe de ser perfeitos, Micaela.

      Faz parte da nossa essência como humanos.

      Eliminar
  4. Luís, em ambientes de luz artificial, e muitas vezes deficiente (os jovens são pouco dados a salas com boa luz), ponho os óculos para ler as mais miúdas.
    Não deixo de ler devido à vista cansada que já me afecta; adapto-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu também leio praticamente todos os livros de óculos, Isabel.

      Os anos de vida têm destas coisas...

      Eliminar