Há muitas desculpas que podemos arranjar para deixarmos de ler... Como em tudo na vida, umas são mais válidas que outras.
Talvez a mais pertinente, e razoável, seja a natural perda de visão, "roubada" pelos muitos anos de leituras, que faz com que se demore mais tempo a ler e a perceber as palavras.
Foi por isso que quando ouvi um amigo, sem problemas de visão, desabafar: «Porquê continuar a ler, se me esqueço logo das histórias que estão dentro dos livros?»
Só consegui dizer: «Porque sim...»
(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)
Ainda que não goste muito, já para não dizer que não gosto nada, das respostas: "Porque sim...", ou "Porque não...", já que sempre procurei satisfazer a curiosidade - principalmente das crianças - com um motivo sustentável, tenho de concordar com o Luís, neste caso.
ResponderEliminarTambém eu já não leio ( livros) como lia antigamente. Incluo-me entre as pessoas da sua 2ª frase, mas sem a dificuldade de percepção do sentido das palavras.
Também eu me deleito, quando posso ir até um Parque ou jardim público e tenho a luz do sol a ajudar-me na leitura, assim como me satisfaz ver outros leitores, ao invés do 'abominável' stupidphone entre as mãos, teclando furiosamente com os polegares... :)
Excelente ilustração para o seu não menos excelente texto, Luís.
Bom fim de semana.
Mas nós sempre fomos bons a arranjar desculpas para tudo, Janita. :)
Eliminar«Porquê continuar a ler, se me esqueço logo das histórias que estão dentro das palavras?»
ResponderEliminarProfundo sem dúvida
Um Sábado feliz
E eu depois alterei a frase, Ricardo. Tornei-a menos poética, substitui "palavras" por "livros"...
EliminarRi-me com o desabafo/desculpa do seu amigo!
ResponderEliminarEu também muitas vezes esqueço o que comi ao almoço no dia anterior, no entanto continuo a comer todos os dias :)
A verdade, é que como eu gosto de fazer trabalhos manuais, também tenho lido pouco, mas tenho sempre um livro na mesa de cabeceira, posso demorar alguns meses para o terminar de ler, mas quando termino começo outro! Consigo ler mais no Verão, levo sempre um livro para a praia!
Beijinhos
Nós precisamos de desculpas, de nos justificarmos, por estarmos longe de ser perfeitos, Micaela.
EliminarFaz parte da nossa essência como humanos.
Luís, em ambientes de luz artificial, e muitas vezes deficiente (os jovens são pouco dados a salas com boa luz), ponho os óculos para ler as mais miúdas.
ResponderEliminarNão deixo de ler devido à vista cansada que já me afecta; adapto-me.
Pois, eu também leio praticamente todos os livros de óculos, Isabel.
EliminarOs anos de vida têm destas coisas...