É uma coisa rara, mas de longe a longe, o povo ergue a sua voz e levanta-se, para lutar pelos seus direitos. Tem quase sempre razão. E por muito que os governantes se esforcem para o silenciar, menorizando as suas palavras, muitas vezes com o recurso a "leis", "pareceres técnicos" e essa coisa que chamam "interesse nacional", nada o faz demover da sua "luta", contra aquilo que considera nefasto para todos.
E nem mesmo a presença das forças da autoridade o fez arredar pé. Foi assim com a plantação de eucaliptos em Valpaços, em 1989, e também com o célebre "buzinão" na Ponte 25 de Abril, em 1994. Em ambos os casos, apesar do uso da violência, o Povo não baixou os braços e obrigou o governo a recuar...
Espero que aconteça o mesmo com as manifestações contra a exploração do lítio, que os habitantes de Boticas (e das outras regiões) não percam a coragem e sigam estes exemplos na defesa dos seus interesses, na defesa do ambiente e da sua qualidade de vida - que como de costume, são os interesses de todos nós, mesmo que estejamos distantes.
Nota: Se puderem, leiam o artigo de opinião de Daniel Deusdado, publicado hoje no "Diário de Notícias".
(Fotografia de Luís Eme - Serra da Estrela)
Andei por aqui pondo a leitura em dia. Também espero que a exploração do lítio não avance.
ResponderEliminarAbraço e bom fim de semana
Vamos ver, Elvira.
EliminarEsperemos que o dinheiro não fale mais alto.