quinta-feira, outubro 24, 2019

O "Crítico" que Está Dentro de Nós...


Acontecem-nos coisas ligeiramente estranhas, que só são estranhas porque pensamos e temos também dentro de nós um sentido crítico (mesmo ao lado dos pensamentos...), que pode ser mais ou menos aguçado.

Estava a fazer compras no supermercado (perto da peixaria...), quando uma senhora se aproximou de mim e perguntou-me se eu a podia ajudar e comprar-lhe salmão. Disse-lhe que não e virei as costas.

Mas fiquei a pensar porque razão a senhora me tinha pedido ajuda para comprar salmão (que normalmente custa o dobro da dourada ou robalo) e não peixe...

Lembrei-me da sabedoria popular, que nos diz que "não devemos ser pobres a pedir", embora pudesse arranjar mais meia-dúzia de ditos com sentido contrário.

E também pensei que me deveria limitar a dizer não, sem ter de fazer uma "análise crítica" ao pedido da senhora... Mas desculpei-me quase se seguida, ao lembrar-me que não passo de um humano pensante e erróneo...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

2 comentários:

  1. A senhora precisa de ómega e o salmão tem essa característica! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembrei dessa possibilidade, Rosa. :)

      Eliminar