segunda-feira, outubro 28, 2019

As Segundas Oportunidades Literárias...


Lermos o livro errado pode afastar-nos de grandes escritores. 

Felizmente há sempre a possibilidade de lhes darmos uma segunda oportunidade, quando aparece um outro livro, quase a piscar-nos o olho... E como sabe bem percebermos que afinal ele é diferente, para melhor, do que pensávamos...

Claro que haverá sempre dezenas de autores, a quem eu não darei uma segunda oportunidade, mas como todos sabemos, nunca iremos ler todos os livros que temos em casa, muito menos os que se mexem nas prateleiras das bibliotecas à nossa passagem (só falta acenarem)...

Isso aconteceu com Paul Auster (graças a "O Livro das Ilusões") e também com Arturo Pérez-Reverte (bela surpresa "A Tábua de Flandres"...). Agora fiquei na dúvida, se fui eu, ou eles, quem deu  a quem, uma segunda oportunidade...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)

10 comentários:

  1. Às vezes acontece. Ás vezes até acontece lermos um livro e não gostarmos e muitos anos mais tarde relê-lo e pensar. Mas porque é que não gostei deste livro? Devia estar com a cabeça fora do lugar.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Elvira. Não o lemos no tempo certo...

      Eliminar
  2. Bom dia. Na minha opinião nem sempre os livros dos autores mais famosos são os mais belos de se lerem.
    Ainda na minha opinião, ler seja que livro for ensina-nos sempre algo mais.

    Um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada livro e cada autor são um caso, Ricardo. :)

      Eliminar
  3. Estou com a Elvira, já me aconteceu isso!
    Não conheço os livros referidos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também, Rosa.

      Há livros que lemos fora do seu tempo...

      Eliminar
  4. "O livro das ilusões" foi, talvez, o livro do Paul Auster, de que mais gostei; quero relê-lo.

    Mas por exemplo, da primeira vez que li "O Memorial do Convento', larguei-o à pág. 50, na segunda oportunidsde li-o de seguida, praticamente de uma só vez. Para mim, um livro absolutamente fantástico.
    E poderia ter perdido a oportunidade de ler o maior escritor português, depois de Camões (admito o meu exagero).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos sempre vários exemplos de autores, que lemos antes de tempo, ou num altura em que não estávamos virados para o género, Severino.

      Bom é darmos-lhes uma segunda oportunidade e percebermos que valeu a pena. :)

      Eliminar
  5. Também já me aconteceu!
    A foto foi captada na Casa da Cerca!
    ;)

    ResponderEliminar