quinta-feira, agosto 08, 2019

O Cidadão Comum, os Políticos e os Sindicatos...


Há já algum tempo que os sindicatos têm vindo a perder a sua relevância na sociedade. Isso acontece fundamentalmente por duas razões: o aumento da precariedade no trabalho (quem trabalha como prestador de serviços, quase que não tem patrão, muito menos direitos ou sindicatos para os defender...); e a dificuldade dos sindicatos em se adequarem aos novos tempos (alterarem as suas formas de luta e a comunicação com os trabalhadores).

Uma das formas de reagir a todas as mudanças foi a transformação das manifestações e das greves em algo mais incisivo, chamando a atenção das pessoas quase sempre de uma forma negativa, já que é sobretudo o cidadão comum que é prejudicado, nas formas de luta escolhidas.

E é por isso que se percebe, cada vez mais, que o "feitiço se está a virar contra o feiticeiro". Os grevistas conseguem com que a maior parte da população se coloque contra eles, porque são sempre elas a serem afectadas nos transportes, nos hospitais ou em quaisquer outros serviços públicos que necessitem. Ao mesmo tempo permitem a "resistência" dos patrões e do Estado, que sentem ter a maior parte dos cidadãos no seu lado e não lhes dão o que querem...

E se os políticos forem "habilidosos" como é o caso de António Costa, ainda conseguem obter dividendos eleitorais (como se notou nas eleições europeias...) ao mesmo tempo que deixam a oposição "com os pés e as mãos atados".

(Fotografia de Luís Eme - Vidais)

6 comentários:

  1. Boa tarde querido amigo Luís. Envie um mail a você, mas posso adiantar. Envie sua participação no Projeto Mulheres, para o Pedro A. Sande. Será novamente nosso editor. Agradeço vossa colaboração

    ResponderEliminar
  2. Veremos como vai correr esta tanto mais que o sindicato afecto à CGTP não alinha enquanto durarem as negociações!
    Quem está para partir de férias na segunda quinzena não está a achar graça nenhuma...nem os outros!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena é as pessoas entrarem todas em "pânico", trazerem o seu egoísmo todo ao de cima, e quererem levar toda a gasolina ou gasóleo para casa, Rosa.

      Eliminar
  3. É isso mesmo!!! Muito bem visto!

    ResponderEliminar