sexta-feira, agosto 30, 2019

Estes Tempos das "Memórias Fotográficas"...


Esta vontade insaciável de guardar tudo o que se "vê" de bonito (ou quase...), dentro do telemóvel ou da câmara fotográfica,  mesmo que tenha muitos "ques", continua a ganhar novos adeptos diariamente.

Já tenho falado disso com amigos, que são fotógrafos. Eles sorriem às minhas observações e pouco adiantam em relação a este mundo cheio de fotografias e de fotógrafos. 

Mas não estão nada assustados.

Eu, que também não dispenso a máquina fotográfica no dia-a-dia, sinto que além de estarmos a perder a capacidade de olhar para as coisas com olhos de ver, precisamos de mostrar aos outros - e de olhar também - onde estivemos.

Talvez tenhamos medo que as coisas belas desapareçam... Talvez precisemos destas imagens para alimentar histórias com e sem sonhos... Era capaz de fazer mais linhas com a palavra "talvez", mas não vale a pena.

Nestas aventuras mundanas do mundo do turismo e dos turistas, o que acho mais estranho, é a necessidade que muitas pessoas sentem de posar à frente das coisas (e não são só os turistas de olhos rasgados...), como se estas também lhe pertencessem, ainda que por uns breves instantes...

(Fotografia de Luís Eme - Costa Nova)

6 comentários:

  1. Também acho isso estranhíssimo.
    No FB então nem se fala...
    Penso que haja um pouco de narcisismo nisso! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, sentimos as coisas de forma diferente, Rosa.

      Há pessoas que têm mais necessidade de mostrar aos outros, que estiveram mesmo lá, é por isso que se metem dentro das fotografias.

      Eliminar
  2. Ainda que eu não me possa incluir nessa grande maioria - embora também goste de fotografar os lugares bonitos por onde passo - não vejo que haja mal nisso! :)
    Pois se temos essa facilidade connosco e ao nosso alcance, porque não fazê-lo? Se as colocamos, ou não, nas redes sociais, isso já fica ao critério de cada um. Eu não tenho FB nem Instagram, mas coloco algumas no blogue.
    Essa do Luís a marcar a sua passagem pela Costa Nova, está lindíssima!
    São momentos para mais tarde recordar...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não encontro mal nenhum, mas acho que não olhamos as coisas como olhávamos no passado, Janita.

      É tudo mais breve, talvez por isso a necessidade de se "guardar", para olhar mais tarde...

      Eliminar
  3. Tanta gente a fotografar o que não vê!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Severino. Gostamos mais da cópia que do original...

      Eliminar