quarta-feira, abril 13, 2016

Tempo de Pescadores de Água Doce

Este tempo estranho, com bocados de Inverno que se misturam com a Primavera e até com o Verão (que já queima quando ficamos demasiado tempo ao Sol...), atrai bastantes pescadores à beira Tejo, pelo menos na sua margem esquerda.

Normalmente são homens de meia idade, muito metidos consigo próprios, que fingem ter atenção apenas para as águas, que mudam constantemente de cor.

Aqueles que são mais faladores, juntam-se em bandos. É pelas suas palavras é possível descobrir que alguns são mais entendidos que outros na arte, ou pelo menos fingem... ao ponto de dizerem qual é o sitio exacto onde "está a dar peixe".

E é mesmo verdade. Falamos do tempo, quando não temos mais nada para dizer.

(Fotografia de Luís Eme)

4 comentários:

  1. Como diz a minha sobrinha, nascida em Paço de Arcos onde viveu até aos 46 anos e hoje a viver em Lagos. "Tia, as pessoas daqui só têm dois temas. O tempo e a pesca. Não tem mais conversa."
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também devem perceber um bocadinho de futebol, carros e mulheres, Elvira. :)

      Eliminar
  2. Luís, como sei que tens a moderação de comentários activada e não me entendo com esse mail que tens no quadradinho (Coisa de 'robot', digo por aqui: na penúltima linha 'disserem' não deveria ser 'dizerem'?
    Espero que não leves a mal. Fi-lo porque também gosto que procedam assim comigo.

    ResponderEliminar
  3. Grato, Isabel.

    (tantas vezes que os meus olhos não vêm "gralhas")

    ResponderEliminar