quinta-feira, abril 28, 2016

No Limite da Dor


Ao começo da tarde recebi um telefonema de gente amiga a convidar-me para o lançamento de um livro.

Nesse momento ainda não tinha a certeza se podia ir. Mas disse que ia tentar... Não só tentei como fui. E acabou por ser uma agradável surpresa esta apresentação.

Falo de "No Limite da Dor", que começou por ser um conjunto de entrevistas de rádio da Antena 1 a presos políticos, feitas por Ana Aranha, co-autora (juntamente com Carlos Ademar, que a desafiou a passar o programa para livro). Embora esta obra já tenha uma segunda edição e tenha sido lançado há dois anos, passou-me um pouco ao lado.

O grande atractivo desta sessão foi a presença de dois antigos prisioneiros políticos, Mário Araújo e José Pedro Soares (é um dos entrevistados, cuja existência ignorava...), que na época tinha apenas 21 anos e estava a cumprir o serviço militar e foi um dos presos mais torturados pela PIDE, pela sua intransigência em falar, em trair... ele que só foi preso porque um camarada seu não aguentou a dor e falou...

Durante o seu testemunho pensei em várias coisas, até na acusação que me foi feita em relação a um dos meus livros, por eu não ser independente na forma como falava do Estado Novo e da Oposição. E nunca poderia ser, até por não reconhecer qualquer legitimidade a governos ditatoriais. Esta acusação foi feita por um "salazarista"...

Vou ler o livro com todo o interesse, por razões óbvias.

4 comentários:

  1. Não conhecia.
    Abraço e boa leitura.

    ResponderEliminar
  2. Luís, reparo que o prefácio é da Irene F. Pimentel, o que à partida lhe acrescenta valor ao selo de qualidade.

    Faz-me confusão como ainda se tenta forçar tanto a imparcialidade em determinadas áreas e assuntos que precisam cada vez mais de opiniões, argumentação. massa critica.

    Mais um para a lista!

    (Reparo que está na 2ª. edição)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem gosta de saber mais coisas desse tempo tenebroso, será uma boa leitura, pela certa, Isabel.

      Por muito que queiramos ser imparciais, é difícil, porque há toda uma educação, um olhar ideológico, que acaba por nos condicionar.

      Agora, não se podem é fazer comparações com regimes autocráticos e com democracias. Posso perceber que existam pessoas que preferem viver num estado com pessoas de primeira e pessoas de segunda (se elas forem de primeira claro, das famosas "castas" familiares, que existem mesmo, e tem sido tão perniciosos para Portugal...).

      Eliminar