sábado, outubro 26, 2013

Escrever, Escrever, Mesmo Palavras Ocas...


Ontem recebi o telefonema de um amigo, quase "perdido", por nos últimos meses não conseguir escrever uma única linha. 

Disse-lhe que ele devia ler, pegar num livro e lutar contra  tudo e todos, especialmente contra a tal falta de vontade, quase demolidora.

Não só senti como acrescentei que era  fácil estar do lado de cá da linha do telefone, dizendo para fazer isto e aquilo,  mas não poderia ir mais longe... o "voltar" dependia sobretudo dele.

Ainda bem que me esqueci de lhe dizer que devia ter um blogue, porque sei que isso não adianta grande coisa... o que há mais por aí são espaços quase abandonados, ou onde as pessoas escrevem cada vez mais espaçadamente.

Posso parecer egoísta (ou até mentiroso), mas o facto da blogosfera estar a perder o seu fulgor e dos seus seguidores "mudarem de rua" não faz parte das minhas preocupações. Digo isto porque este é um dos lugares onde eu me "obrigo" ao exercício da escrita, mesmo quando não me apetece e tenha de escrever quase "banalidades".

Claro que gosto de ler "leitores" e "comentadores", mas...

Espero que o meu Amigo volte a descer a rua e encontre um poema à sua procura, ou uma qualquer crónica do quotidiano, que até pode ser sobre o homem que encontrou as palavras no passeio e as agarrou uma a uma e voltou a sentir-se feliz. 

O óleo é de Louis Marcoussis.

8 comentários:

  1. Não sendo escritor, ou jornalista, também sinto essa necessidade de volta e meia debitar uma palavras lá no blogue. Quiçá seja uma terapia, sei lá... E também não partilho a preocupação sobre o estado da blogosfera, mesmo sem comentadores ou leitores.

    ResponderEliminar
  2. todos nós temos fases crónicas de síndroma do cursor pulsante em 'oco'

    um grande abraço, luís*

    ResponderEliminar
  3. Deve tornar-se dramático para os que escrevem (a sério; não como eu e muitos outros...)sentirem a falta de inspiração! Falta é falta seja lá do que for e dói sempre...

    Beijinhos e boas escritas.

    ResponderEliminar
  4. de certeza que é, André.

    terapia, desabafo, falar ao espelho, tudo o que tiver ser ser...

    ResponderEliminar
  5. depende do que é isso de escrever a sério, Graça.

    há quem goste de escrever e se sinta de alguma forma realizado (mesmo sem ter editora). se isso falhar, há um buraco que fica...

    ResponderEliminar
  6. acho que todos os que escrevem, passam por uma fase, de não inspiraçao, mas, eu consigo dar sempre a volta por cima...

    quando deixar de escrever, aí, a coisa está grave, e então... não haverá nada a fazer.

    espero que seja daqui a muito tempo....

    boa semana

    :)

    ResponderEliminar
  7. esperemos que sim, Piedade. :)

    ResponderEliminar