quarta-feira, outubro 02, 2013

A Epopeia dos Bufos,Graxas e Outras "Aves de Arribação" - ou a Tal Proximidade da Ditadura


Quando trabalhamos por conta própria, vivemos num mundo à parte. Nem nos apercebemos do valor da liberdade que temos, apenas dos custos...

Dois amigos funcionários públicos confessaram-me que o ambiente nos seus trabalhos "fedia". Nunca tinham  reparado na existência de tantos bufos e graxas, cada vez mais descarados, nos seus serviços.

O Nuno tentou fugir dos totalitarismos: «A malta tem a mania de culpar o Salazar por tudo e por nada, mas não sei até que ponto ele tem culpa de sermos uns "bufos" e uns "lambe botas". Somos é uns "merdas", que fazemos tudo para ficarmos bem vistos.»

O João abanou a cabeça e empurrou todas as culpas para o ditador e para os que pensam como ele: «Claro que tem culpa. Ele e todos os que não convivem bem com a liberdade e a democracia. É por isso é que criam "papões" no trabalho e deixam bem expresso que a maneira mais fácil de subir na carreira é pertencer ao SIC (serviço de informações do chefe). É essa merda que estes filhos da puta chamam mérito, mas não passa de bufaria com fartura em todos os serviços.»

O João acalmou-se e acabámos por falar do clima de medo que se tinha instalado na função pública, com os despedimentos anunciados. Ninguém queria perder o emprego e mostravam que tinham um preço demasiado fácil aos chefes, que sempre adoraram cortes de bajuladores e informantes...

Felizmente ou infelizmente, é nos momentos dificeis que vem ao de cima o verdadeiro carácter de cada um de nós.

O óleo é de Max Liebermann.

8 comentários:

  1. Verdade... Penso muitas vezes no quão afortunada sou nesse aspecto :)

    Um abraço, Luís, e um convite (peço desculpa pelo "abuso" de deixá-lo aqui...)

    http://olugardossentidos.blogspot.pt/2013/09/convite.html

    ResponderEliminar
  2. é um problema que se agudiza com os "medos", Maria Maio...

    ResponderEliminar
  3. convida sempre, Virginia. :)

    ResponderEliminar
  4. Sou funcionária pública e no meu serviço acontece a mesma coisa. Quem não quer pertencer à rede clientelar do chefe, é colocado de lado. O funcionário chibo pode tudo e recebe as tarefas mais interessantes, mesmo quando não tem grandes capacidades.

    Eu prefiro dormir descansada.

    ResponderEliminar
  5. é um "mundo cão", Jaquina.

    ResponderEliminar