Não estou a pensar seguir a "filosofia" do Nuno e da Anabela, de viverem o dia a dia sem a companhia viciante da caixa que dizem ter mudado o mundo (e mudou mesmo...).
Mas não deixei de pensar no assunto.
O único televisor que têm é dos anos sessenta, ainda da era a preto e branco, utilizada apenas como objecto decorativo da sala (achei curioso ser da mesma marca da primeira televisão dos meus pais, "Ferguson", que provavelmente já não existe...).
Naturalmente falámos disso. Eles disseram-nos que a televisão faz mal porque nos oferece um mundo distorcido, a realidade é sempre ligeiramente diferente (quando não é muito...). Achei piada quando o Nuno disse que tudo aquilo era falso, que todas aquelas pessoas (mesmo os figurantes) se tinham vendido ao espectáculo e entravam com os dois pés em toda aquela "manipulação" humana.
Imaginação por imaginação prefere a dos filmes e dos livros, é mais lúcida e transparente.
Mas não pensem que se trata de uma família "de outro planeta qualquer", ouvem muita música, rádio, e claro, estão ligados ao mundo pela "net"...
O óleo é de Erik Mattijssen.
Parabéns ao Nuno e Anabela!
ResponderEliminarComo o Nuno e a Anabela, não assisto a programação da TV desde 2007 (e novelas desde 2005), exceção para filmes e ou documentários que me interessam, e para isso, eu tenho a televisão privada.
ResponderEliminarDecidi me ausentar dessa realidade imediata, e agora sou uma "alienada" de caso pensado, rs, e não tenho sentido falta disso, Luis.
A justificativa do Nuno, me fez recorrer ao Guy Debord e ao seu livro, A Sociedade do Espetáculo.
P.S.
Eu peço desculpas por entrar assim em seu blogue e tentar interagir, e expondo a minha opinião, mas é que o tema é interessante, instigante e me fala muito.
;)
escolhas de vida, Carlos.
ResponderEliminara caixa de comentários existe para ser utilizada, "Canto da Boca".
ResponderEliminargrato pelo testemunho.
Curioso. Tenho um amigo de há muitos anos, o poeta Luis Filipe Maçarico, que diz o mesmo. Também tem uma velhinha TV a preto e branco apenas como decoração.
ResponderEliminarUm abraço e uma boa semana
pelos vistos há várias pessoas que já deixaram a televisão para segundo plano, Elvira.
ResponderEliminar