quinta-feira, maio 16, 2013

«Paneleiros ainda vá que não vá, agora maricas...»


Não fazia ideia que um dos filhos do velho Amaro fosse homossexual.  Provavelmente por nunca ter achado que isso fosse muito importante, nem nunca ter tido grande proximidade com ele. Quem conhecia bem era o irmão, o Duarte.

Naquele momento era esse o tema de conversa na mesa onde me sentei. Diziam que irmão mais novo não lhe falava, pelo menos era o que constava nas redondezas. Pensei que se ele não lhe falava devia ser por outras coisas e não pela sua opção sexual. Opção  assumida, tardiamente, já depois de um casamento falhado e de muitos "enganos", inclusive a ele próprio, como também foi comentado.

Não é uma história invulgar neste país "brando" onde ainda tanta gente se esconde nos "roupeiros" das nossas vidas. Às vezes a vida inteira...

Não gostei dos termos usados pela generalidade das pessoas, para quem o rapaz (com mais de cinquenta anos...) era quase um coitadinho e um "doente", só faltou dizerem que alguém lhe tinha pegado "aquilo".

Fiz um esforço para não me meter na conversa e consegui. Mesmo quando um dos homens lhe fez uma espécie de elogio, dizendo que sempre fora um bom rapaz e que só tinha mesmo aquele "defeito". Ainda acrescentou: «ninguém diz que ele é "rabicholas" (foi esta a expressão utilizada...). Ainda bem que não anda pelas ruas a abanar-se todo nem veste as roupas da irmã.» Provocando gargalhada geral.

O sujeito, muito dono da sua sexualidade, acabou o seu discurso moralista com a frase: «Paneleiros ainda vá que não vá, agora maricas...»

O óleo é de Vladimir Kush.

12 comentários:

  1. É difícil conseguirmos ouvir estes alarves e ficarmos calados/as mas às vezes é a melhor solução porque o que se segue ainda piora a situação!

    Abraço

    ResponderEliminar

  2. A ignorância pode ser triste ou ridicula... esta é as duas coisas:)

    Obrigada

    Bj

    ResponderEliminar
  3. É sempre fácil julgar os outros, pela simples razão, de que os outros têm de ser, aquilo que nós queremos que eles sejam!
    Isto, é usurpar a liberdade, desrespeitar e entrar num universo que não nos pertence.
    O ser humano tem de nascer livre e morrer livre, e, entretanto, viver com dignidade!!

    Só assim vale a pena!

    Abraço e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. O preconceito é muito grande entre nós! Somos mesmo muito atrasados, que se há de fazer?

    ResponderEliminar
  5. Que raio de mentalidades......

    Beijinho, Luís.

    ResponderEliminar
  6. neste aspecto, há pessoas que teima em ficar ignorantes, Ana.

    ResponderEliminar
  7. queremos ser, que é pior, Graça.

    ResponderEliminar
  8. A pior "doença" é o preconceito.
    Por causa disso, é que os homosexuais têm tanta dificuldade em sair do armário. A rejeição é tanta que às vezes parte mesmo dos próprios pais. Em 1995 uma prima minha casou com um homosexual. Ele casou para calar o povo. Ela apaixonada não acreditou nos avisos. Dois anos depois já com uma menina ele acabou por abandoná-la e ir para a França, com aquele que sempre fora o seu amor.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  9. provavelmente existirão sempre "enganos", Elvira.

    mas é bom que a sociedade deixe de ser preconceituosa.

    ResponderEliminar