segunda-feira, maio 27, 2013

O "Palhaço" sem Circo e sem Graça


Se os Palhaços não queriam ter a companhia de Alberto João Jardim, muito menos querem a de Cavaco Silva, nem mesmo para fazer o papel do membro da trupe que leva bofetadas e que está sempre a cair no chão, com as rasteiras que lhe pregam ou simplesmente pela sua falta de jeito de andar com sapatos de biqueira larga.

Ele faz-me pensar nas pessoas que querem ser isto e aquilo, mesmo sem terem qualquer vocação ou jeito para a função. Um actor ou um cantor, pode andar por aí uns tempos, no inicio as pessoas acham graça a falta de talento e até o transformam em "bobo da corte", coisa que eles nem se chateiam, desde que continuem a ter um palco e a ganhar umas "lecas".

Mas ser Chefe de Estado é outra coisa, é (ou devia ser...) o exemplo da nação. E nem me estou a lembrar do facto de ele mastigar de boca aberta ou estar numa tribuna do Estádio Nacional e nem sequer se dar ao respeito, não olhando nem cumprimentando os jogadores sem pátria, do Benfica (que por muito frustrados que estivessem com a derrota, tinham a obrigação de cumprimentar o presidente do país que os sustenta. Mas talvez eles não gostem de circos e pensassem que o senhor era mesmo aquilo que tem vindo nos jornais...).

- Estou a lembrar-me, sim, da "figurinha" que tem medo de sair do seu palácio e ser apupado, mesmo pelas criancinhas de qualquer escola que precisa de ser inaugurada.
- Estou a lembrar-me, sim, do "cara de pau" que entra mudo e sai calado, fiado no ditado que diz que que os calados vencem sempre, mas que acaba por deixar fugir pelo menos duas palavras: «eu avisei...»
- Estou a lembrar-me, sim, do "espertalhaço" que disse que ainda estava para nascer uma pessoa mais séria que ele, mas que aceitou receber os dividendos das acções acima dos valores de mercado, que tinha no banco dos seus amigos vigaristas e trocou uma vivendazinha por uma vivendazorra, como quem troca "cromos da bola"...

Claro que esta criatura é tudo menos Palhaço. Por muito "bolo rei" que coma, nunca lhes chegará aos calcanhares.

O óleo é de André Martins de Barros.

12 comentários:

  1. Pois... nem sei que te diga, Luis..

    ResponderEliminar
  2. Ai não chega, não! Só tinha de resignar, esse palh... ai, já me ia enganar!....

    ResponderEliminar
  3. hehehehehehe..........
    beijinho, Luís.

    ResponderEliminar
  4. é melhor fazermos como a "besta", Laura. não dizermos nada.

    ResponderEliminar
  5. sim, está abaixo de todas as profissões dignas, este senhor, Graça.

    ResponderEliminar
  6. só pela tua gargalhada, Maria, valeu a pena escrever estas palavras. :))

    ResponderEliminar
  7. Ele não é um palhaço, é um mono!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Eu penso que era bom não ofenderem os palhaços...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Estou plenamente de acordo com tudo o que foi escrito sobre o" nosso presidente". Muito mais haveria para dizer da sua falta de sensibilidade e mesquinhez, da sua falta de carácter...enfim! Um nunca mais acabar.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  10. é outra coisa, ainda pior, Rosa.

    ResponderEliminar
  11. sim, ele é um "poço de virtudes", Maria Emília.

    ResponderEliminar