quarta-feira, abril 03, 2013

A Amizade e Outras Coisas


Não se foi um poeta ou um prosador que disse uma coisa quase assim: a verdadeira amizade é uma coisa que se entranha e nunca se estranha. Sei apenas que tem toda a razão.

Mesmo sabendo que cada vez é mais difícil fazer amigos (até mesmo os "conhecidos" começam a escassear com o passar dos anos...), há pessoas que conhecemos, muitas vezes quase por acaso, mas que são das que vêm para ficar... e ficam... a vida toda.

Há outra gente com quem nos relacionamos anos e anos e nunca conseguimos criar a intimidade que alimenta esta amizade, que está acima  das hipocrisias, dos cinismos e das invejas, que viram de pernas para o ar esta sociedade.

Hoje apeteceu-me falar aqui dos poucos amigos que tenho. Porque a sua companhia é quase sempre uma festa, ao café ou ao almoço. Às vezes parecemos crianças crescidas, como ontem, em que só à terceira é que acertámos na ementa para o almoço, com a complacência do empregado de mesa, que além de já nos conhecer, sabe que estamos num tempo em que não há "clientes chatos"...

Percebemos que somos invejados e olhados de lado, por quem não consegue ser como nós e não percebe que a amizade não se compra, não se vende e muito menos se chantageia. 

Às vezes insistem em vir para a nossa mesa, mesmo sabendo que não é isso que faz com que sejam como nós.

Talvez um dia eles percebam que a nossa amizade é sobretudo fraternidade e solidariedade, sem "empurrões", muito menos, "facas nas costas"... 

A escultura é de Gustav Vigeland.

12 comentários:

  1. Excelente!
    Há os amigos do "peito", os institucionais, os agora virtuais, os amigos dos interesses. Na altura que precisamos mais deles, ninguém aparece.

    ResponderEliminar
  2. Se não aparecem quando precisas deles Carlos, nunca foram amigos.

    Maria

    ResponderEliminar
  3. Tenho sorte de ter alguns amigos assim, e ao ler isto, pensei que tenho de deixar de ser preguiçosa, porque com alguns já não estou há muito tempo.
    um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Amizade é tão bom.
    É tão bonito..

    ResponderEliminar
  5. a amizade genuína é tão rara! Quando acontece, urge salvá-la dos vírus deste mundo, com um boa dose regular de ternura.

    Um abraço, Luís

    ResponderEliminar
  6. os que contam são os não falham, Carlos, com quem podemos falar de tudo.

    ResponderEliminar
  7. sabe muito bem, sim, Laura.

    ResponderEliminar
  8. é verdade, Virginia.

    parece que somos uns "et´s".

    e também somos muito invejados, por quem não sabe o que é a amizade...

    ResponderEliminar
  9. Também tenho amigos e amigas assim!
    Poucos mas bons!

    Abraço

    ResponderEliminar