sexta-feira, dezembro 09, 2011

As Benditas Mulheres


Eram pouco mais novas que eu. Escutava-as com e sem atenção, enquanto fingia que corrigia a revista, quase a ir para a tipografia. Estar mais ou menos atento dependia sobretudo das suas palavras, do que eram capaz de dizer sobre o mundo dos homens.

As mulheres são muito menos púdicas a falar de nós, que nós delas. Acho que não somos tanto de catalogar, de impor qualidades e defeitos, com tanta objectividade e pertinência.

Lembrei-me do jantar de amigos da quarta-feira, em que raramente apareceram mulheres à mesa. Eu sei que elas na infância e adolescência nunca têm papeis muito vincados nas nossas vidas. Era mais fácil sairmos à noite aventura com amigos, que fazer o "passeio dos tristes" com as nossas namoradas, até porque há trinta e alguns anos não haviam todas estas liberdades de hoje...

O óleo é de Evgeniy Monahov.

10 comentários:

  1. As minhas tias dizem que namoravam à janela e com a mãe ou avó a um canto do quarto para “proteger” ou evitar qualquer toque menos púdico! : )

    ResponderEliminar
  2. A mim, uma tia ainda me pediu que ficasse a fazer de "velinha" junto da minha prima quando ela estudava com o namorado, hoje marido.
    Claro que eu fui cúmplice dos primos :-)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Ah pois não! Nem pouco mais ou menos! Era um exagero! Sempre debaixo de olho em nome da moral e dos bons costumes...

    ResponderEliminar
  4. Que bela imagem, Luis. Pois, não me venhas com tretas, os homens, entre eles (vocês) dizem tudo e mais alguma coisa... as mulheres, depende, há de tudo. Aliás, acho que há de tudo nos dois grupos. Deu saudade de te encontrar num cacilheiro e jogar conversa fora. O exílio tem coisas boas e outras nem tanto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. no meu tempo os namoros de janela estavam já fora de moda, mas havia um grande controle, noitadas então, só no carnaval, fim de ano, e com a presença dos papás, Catarina. :)

    ResponderEliminar
  6. pois era, Filoxera, também se usavam muito as "velinhas" e os "paus de cabeleira". :)

    ResponderEliminar
  7. a moral e os bons costumes para inglês e português ver, Carol. :)

    ResponderEliminar
  8. quase que se virou de pernas para o ar, Piedade. :)

    ResponderEliminar
  9. olha que não, Lóri.

    aparece e deixamo-nos levar pelosa cacilheiros. :)

    (se estivesses por cá, iria propor-te um "negócio"...)

    ResponderEliminar