quinta-feira, dezembro 01, 2011

Da Independência à Dependência


Hoje é um dia especial, por duas razões importantes: uma nacional, outra mundial.


Provavelmente foi o último Primeiro de Dezembro que comemorámos como feriado. Se já pouca gente liga ao dia da nossa Restauração, no já longínquo ano de 1640, em que nos conseguimos ver livres dos espanhóis, daqui para a frente ainda cairá mais no esquecimento.

Também se comemora o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, a doença mais traiçoeira e cobarde do nosso tempo. Infelizmente ainda não se descobriu a cura, mas graças aos avanços da medicina, tem sido possível melhorar a qualidade de vida dos doentes, permitindo que tenham uma vida quase normal.

O preconceito também tem diminuido. A Sida deixou de ser a doença das minorias, para passar a ser a doença dos descuidados e distraídos...

O óleo é de Vijender Sharma.

4 comentários:

  1. O tempo é implacável. Para o bem e para o mal.

    Beijinhos, Luís

    ResponderEliminar
  2. Será que ainda se justifica comemorar a Restauração da Independência? Qual Independência? Não estamos todos dependentes da Alemanha? Parece-me que o que o Hitler não conseguiu com uma guerra, esta senhora vai conseguir com a economia.
    Quanto ao dia Mundial da Sida, eu penso que o preconceito não diminuiu tanto quanto seria de desejar. Continuo a ouvir frases insultuosas relativas a alguns portadores de virús. Muita gente diz que não tem preconceitos quando conversa, mas quando se encontra no dia a dia com a situação devia ouvi-los.
    Um abraço e resto de bom Domingo

    ResponderEliminar
  3. essa é outra dependência, Elvira.

    nada é perfeito, mas as coisas estão muito melhores no que toca à SIDA.

    ResponderEliminar