terça-feira, novembro 29, 2011

O Filme da Tua Vida


Encontrámos-nos na Baixa, ocasionalmente, depois de nos olharmos percebemos que éramos mesmo nós. Trocámos sorrisos e um abraço forte, que soube bem por tudo, até para esquecermos o frio do meio da tarde. Depois agarraste-me o braço e levaste-me para dentro de um café, onde ficámos na conversa mais de duas horas (cancelei uma reunião de trabalho por telemóvel, apenas com a desculpa que tinha encontrado um amigo e estava no "Nicola" a matar saudades, sem falar de doenças, filhos, filas, avarias, etc, as desculpas que costumo receber...).


Estavas mais magro e também mais calmo.

Falámos de quase tudo, de política, de futebol - nem o "galinheiro" da Luz escapou...-, de música, de livros, de filmes, e de nós claro. Quiseste saber coisas lá de casa, dos miúdos que estão quase grandes, da loura rebelde. Como sempre, falaste pouco de ti. Perguntei pela Clara, a tua fonte de preocupações. Não te alongaste muito, apenas lamentaste ter sido um péssimo pai, sempre entretido com a gente de fora, seguindo os maus exemplos do teu pai. Quando falas dele, continuas a resumir tudo a uma frase, «era um homem extraordinário». Esqueces que era um reaccionário, apaixonado pelo dinheiro e pelas mulheres dos outros. Agradeces que ele, ao contrário de tantos progenitores, nunca quisesse que fosses a sua cópia, preferia que fosses um artista, de qualquer coisa. Foi por isso que te pagou estudos, cursos, viagens, e até os primeiros filmes, que quase ninguém viu. Nem sequer estranhou que te tornasses comunista. Mas disse-te uma vez, que para os burgueses era muito fácil gostar de Marx ou de Lenine, mais difícil era ser pobre e comunista. Nunca o esqueceste, foi por isso que também nunca deixaste de ajudar aqueles que precisavam.

É também por isso que estás a realizar aquele que deve ser o teu último filme, demasiado autobiográfico, que pode ter vários títulos, até a banalidade que não está guardada apenas para os operários da Margem Sul, que nunca quiseram enriquecer nem se tornaram funcionários das autarquias da CDU, "Comunista Até ao Fim".

Não sabes se vais acabar o filme, nem tão pouco se isso será importante. Não compreendes este mundo, que parece sem rumo, «refém de gente corrupta que nada em dinheiro». Nem compreendes estes desempregados que não se revoltam contra os patrões nem contra o estado.

Contaste-me que no teu filme acontece precisamente o contrário, há um "robin dos bosques" urbano, que se torna bom a transformar ricos em pobres e pobres em ricos... Filme que tem ainda outro contra, não fala de princesas nem de príncipes.

Quando saímos do café já era noite. Antes de nos despedirmos no coração da cidade, com um novo abraço, combinámos almoçar em Cacilhas, um dia destes.

O óleo é de Brent Lynch.

16 comentários:

  1. Como é bom encontrar um amigo de longa data! Recordar dá-nos uma sensação de renovação interior que nos permite continuar com a bateria carregada para a vida.
    Quanto ao texto, gostei tanto que o vou reler.
    Parabéns!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Bom de ler, este post...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Muito bonito! Gostei de ler. E também gostava de ter um amigo assim.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. agradável de ler, que até me apetece dizer.

    "qualquer dia vemo -nos por aì"

    um beij

    ResponderEliminar
  5. quando muitas das pessoas que giram á nossa volta, cultivam a hipocrisia e o cinismo, a amizade pura e simples, é sempre mais que um abraço, Helena.

    ResponderEliminar
  6. sim, quando pudemos falar de tudo, com um sorriso nos lábios, sem esconder palavras, sabe tão bem, Isamar.

    ResponderEliminar
  7. e foi bom de escrever, Filoxera. :)

    ResponderEliminar
  8. começam a ser raros, mas felizmente ainda ocupam mais de uma mão, Carol.

    ResponderEliminar
  9. é, e um ano ou dois, às vezes parece ontem, Piedade. :)

    ResponderEliminar
  10. Há tantos filmes na nossa vida...gostei deste

    ResponderEliminar
  11. Há encontros que davam poemas.

    Beijinhos, Luís, e bom fds

    ResponderEliminar
  12. e se escrevesses um sobre este, Virginia?

    (depois oferecias-mo e eu publicava-o aqui)

    ResponderEliminar
  13. Sempre bom encontrar um amigo que não vemos há muito. Saber dele falar de tudo e de nada.
    Mas amigo filmes que transformam ricos em pobres e vice versa não resultam. Rapidamente os pobres enriquecidos se igualam aos ricos anteriores. Já vivi o suficiente para ver alguns casos destes. Nunca ouviu o ditado "Não sirvas a quem serviu, nem mandes em quem mandou"?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. felizmente há excepções, há quem não esqueça as origens, principalmentes e enriquecer de uma forma honesta, Elvira.

    ResponderEliminar