domingo, março 21, 2010

A Poesia da Alice


A Alice é presença assídua aqui no Largo. Para quem não a conhece, digo que é uma excelente poeta do Norte, que traduz a memória com palavras...


comparação inequívoca

estás a ver o frio a rematar-se ali na esquina?
e a velha à janela a fingir-se menina à lua?
e o homem sem rosto que passa por nós como o medo?
sabes que horas são quando voltas a abanar as mãos?

espera, deixa-me desenhar-te
vou buscar o x acto e os lenços de papel
estás a ver o calor do meu braço ferido?
e a colheita encarnada da minha pele clara?
e as salinas no lugar das pupilas?
sabes que temperatura está no meu coração?

espera, deixa-me fixar-te
vou buscar o relógio e o tempo lá parado
estás a ver o lobo a rondar a incerteza?
e a seiva dos espaços densos sem palavras?
e as gretas a rachar-me os lábios mal beijados?
sabes que dor me corta as veias quando viras as costas?

espera, deixa-me perdoar-te
vou buscar o futuro à mesinha do meu quarto
estás a ver o meu sono espantado a vigiar-me?
e a ressaca a martelar o meu corpo contra a noite?
e o meu andar parado quando calço saltos altos?
sabes que te amo?

Alice Macedo Campos
Por este dia ser especial, juntei á mesma mesa, rente ao Tejo, o Fernando (e claro, o Álvaro, o Ricardo e o Alberto) e a Alice...

18 comentários:

  1. E que amena deve ser a cavaqueira entre eles, frente ao rio...

    :))))

    ResponderEliminar
  2. A Alice no País das Maravilhas que é Portugal :) Bonito poema o desta Alice portuguesa.

    Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Abril do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “Páscoa na minha Aldeia”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Abril. Participe. Haverá boa convivência e possíveis prémios (veja mais dia 29/03 no blog da Aldeia)!

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  3. e eu que já tive o imensíssimo prazer de abraçar a alice e conhecer a sua fabulosa forma de escrever a vida, tenho a certeza que foi uma daquelas conversas de ficar para sempre.
    pera ela e para ti um grande beijo

    ___ e acho que vamos ter um novo livro.:)

    ResponderEliminar
  4. não sei, Maria, acho que só o Alberto Caeiro é que é mais conversador...

    mas a Alice devia enchê-los de perguntas...

    ResponderEliminar
  5. ainda bem que gostaste, Lena.

    o desafio é tentador...

    ResponderEliminar
  6. pois vamos, Maré.

    e estás em vantagem, já tens essa conversa de avanço...

    ResponderEliminar
  7. Gostas de juntar poetas, não gostas?
    Além de "guardador" és também um "ajuntador"...
    Claro que quem guarda também junta! :-))
    Não conhecia a Alice que mora aqui neste poema.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Belo poema desta Alice...também tenho uma Alice.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  9. dos bons, gosto, Rosa.

    e a Alice pertence ao clube dos bons...

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito deste poema da Alice... Parabéns! :)

    ResponderEliminar
  11. Gostei do poema e da foto, num agradável convívio poético.
    :-)

    ResponderEliminar
  12. os parabéns são para ela, Paula.

    uma excelente poeta do Norte.

    ResponderEliminar
  13. o Tejo apresta-se a estes convívios poéticos, Filoxera...

    ResponderEliminar
  14. e alice foi a última a chegar :) peço desculpa por só agora te agradecer esta surpresa... foste aos arquivos do amar palavras, o que significa muito para mim... um muito obrigada por isto, luís... espero que o alberto caeiro se sinta tão bem aqui como eu... um abraço!

    bem hajas.

    ResponderEliminar
  15. muitas vezes os últimos são os primeiros, Alice...

    o Alberto Caeiro sente-se bem em toda a parte...

    ResponderEliminar
  16. AAAH, PIREI COM A TAL ALICE!
    Adorei seu blog, querido, interessantíssimo!
    Inês.

    ResponderEliminar