sexta-feira, março 05, 2010

Lições de Vida

Gosto de receber lições de vida. Ontem foi dia (aliás, noite) de receber mais uma, de um dos "Capitães de Abril", mais genuinos, e mais importantes, de todo o processo revolucionário que pôs termo à ditadura e nos devolveu a democracia. Falo do coronel Vasco Lourenço, que foi o convidado das "Tertúlias do Dragão", organizadas pela SCALA, em Almada.

Vasco Lourenço além de ter desmontado alguns mitos, explicou-nos a verdadeira génese do "Movimento dos Capitães", num período em que quase todos os militares tinham consciência que a única solução para colocar fim à Guerra Colonial era política. A vontade colectiva de devolver a dignidade e o prestígio das Forças Armadas cresceu de tal forma, que era impossível recuar... e a Revolução saiu à rua no dia 25 de Abril de 1974.
Focou depois o desprendimento dos militares em relação ao Poder. Acrescentando que o grande objectivo do MFA foi criar condições para a realização de eleições livres, para que o poder pudesse ser entregue aos partidos políticos escolhidos pelos portugueses.
E foi isso que aconteceu. Quase trinta e seis anos depois, podemos dizer que se há alguém que não tem qualquer culpa da situação actual do nosso país, são os "Capitães de Abril".
E vou mais longe, não houve ninguém na nossa História de Portugal, que desse uma prova tão grande de generosidade e de desapego ao poder, como os "Capitães de Abril".
Basta olharmos com olhos de ver para todas as revoluções, desde a independência de então Condado Portucalense, em 1143, ao 28 de Maio de 1926.
É também por isso que irei ler com todo o interesse o livro-entrevista, "Do Interior da Revolução", de Maria Manuela Cruzeiro e Vasco Lourenço.

8 comentários:

  1. Era importante que essas tertúlias se fizessem um pouco por todo o país, sobretudo nas escolas para os jovens perceberem o que foi o 25 de Abril, ouvido de viva voz por um dos que o fizeram. E que foi desde o início um dos do núcleo restrito...

    Beijinho, Luís

    ResponderEliminar
  2. São testemunhos fantásticos, já tive oportunidade de assistir e de facto são lições de vida...

    Beijinho, Luís M.

    ResponderEliminar
  3. sem dúvida, Maria.

    embora as pessoas tenham cada vez menos paciência para ouvir...

    ResponderEliminar
  4. se são, M. Maria Maio.

    e quando sentimos que as pessoas são genuinas...

    ResponderEliminar
  5. Podias ter dito alguma coisa, Luís.

    ResponderEliminar
  6. e disse, tu é que não visitas os meus blogues, Alice...

    ResponderEliminar
  7. subscrevo a Maria, Luís.
    numa época em que a História está a ser pouco ministrada nas escolas, um dia destes a grande maioria desta nova geração vai perguntar?!___ 25 De Abril, o que é isso?

    alem disso,acredito que é preciso reabilitar o pensamento de muitos, que( porque o país está doente)se dividem entre o antes e o depois.

    o livro será uma mais valia.

    ____-


    beijos

    ResponderEliminar