domingo, janeiro 14, 2007

Humphrey Bogart Resiste ao Tempo


Há tanto a dizer sobre Humphrey Bogart (1899 – 1957), que nem sei por onde começar...
Embora tenha participado em quase oitenta filmes, nem tudo foram rosas, na sua carreira, pouco promissora nos primeiros anos de actor.
Só começou a ser reconhecido depois dos quarenta anos de idade, em parte porque a sua figura singular ofereceu algo de novo às personagens que interpretou, ligadas ao mundo policial, quer como detective como gangster.
Os seus primeiros realizadores perceberam de imediato que “Bogey” não gostava de seduzir as câmaras com sorrisos. Preferia desafiá-las, com o seu olhar frio e provocador, quase sempre seguro por um cigarro ou por um copo de uisque sem gelo.
Poucos acreditavam que seriam estes argumentos que o levariam a atingir o patamar mais elevado das estrelas de Hollywood, sendo um dos primeiros galãs do cinema a distanciar-se da beleza física que caracterizava as primeiras figuras do cinema. Era baixo, feio e mal encarado, qualidades pouco próprias para quem queria fazer carreira no cinema (ainda hoje é assim...). Claro que, o que lhe faltava em figura, sobrava-lhe em talento e presença.
Invariavelmente fingia ser indiferente ao que o rodeava, nos seus papeis, embora acabasse, quase sempre, por deixar no ar a ideia de que acreditava em qualquer coisa (como acontece no célebre “Casablanca”, cujo cartaz ilustra este texto), para além do poder e do dinheiro.
Grande parte dos seus filmes tiveram muito a ver com a noite, à qual não faltaram mulheres fatais, homens duros, rodeados de ambientes povoados de fumo, jogo e bebidas fortes... além claro, da neblina, tão característica do chamado cinemá noire.
É por tudo isto que Humphrey Bogart, apesar de nos ter deixado há cinquenta anos, continua a ser um dos meus actores favoritos.

5 comentários:

  1. Há actores/actrizes de cinema que, por muitos anos que passem, continuam sempre actuais...
    Este é um desses casos...

    ResponderEliminar
  2. Relativamente à opinião da Maria, eu ainda digo mais:
    Da filmatografia dos anos 40 e 50 saíram filmes que serão eternos.
    Mesmo a preto e branco, mesmo com cópias de menor qualidade, actores como Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Henry Fonda, Catherine Hepburn, James Stewart e tantos outros, continuam a fazer as delícias de quem ama a chamada 7ªArte.
    Nos quais me incluo.

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo Sininho.
    É por causa destes filmes fabulosos, que continuo a gostar do preto e branco...

    ResponderEliminar
  4. ... e o Citizen Kane do Orson Wells?

    ResponderEliminar