sexta-feira, janeiro 05, 2007

A Divisão Republicana


Entre os dias 5 e 7 de Janeiro de 1891 decorreu em Lisboa o Congresso do Partido Republicano, que teve como principal objectivo afastar as grandes figuras do partido da época, com destaque para o cacilhense José Elias Garcia, uma “pedra” no sapato de Francisco Homem Cristo, provavelmente, por inveja e cinismo, pois nunca se cansou de lançar boatos e insinuações falsos sobre a sua pessoa.
Nessa época o Directório era composto por Elias Garcia, Rodrigues de Freitas, Latino Coelho, Consiglieri Pedroso e Sousa Brandão, que foram relegados para a Junta Consultiva.
Participaram nesta “golpada” Bernardino Pinheiro, Azevedo e Silva, Homem Cristo, Jacinto Nunes, Manuel Arriaga e Teófilo Braga.
É importante frisar que nessa altura já estava em preparação um golpe republicano, na Capital do Norte. Os novos dirigentes republicanos, não só se afastaram desta intentona, como ainda a combateram, com a saída para a rua de uma circular, datada de 25 de Janeiro, escassos cinco dias antes do 31 de Janeiro, data aprazada para a Revolta Republicana.
Estas divisões no seio dos republicanos explicam um pouco o insucesso da 1ª Republica entre nós, que deixou o país de rastos e preparou o terreno para um regime totalitário.
Foi uma pena, que a luta pelo poder, acabasse por destruir o sonho de tantos homens de bem...
A ilustração que acompanha este texto é da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro e retrata um comício republicano no "Theatro ds Recreios", em 1880, que teve como protagonistas Magalhães Lima, Elias Garcia e Manuel Arriaga. Foi publicada no jornal "António Maria". A fonte documental do texto é o livro "José Elias Garcia, Esboço Biográfico", da qual sou co-autor.

2 comentários:

  1. Pois é, Luís.
    O Poder é levado da breca para corromper as boas intenções.
    Poucos resistem.

    ResponderEliminar
  2. É um facto, Sininho.
    Embora o Manuel Alegre diga que «há sempre alguém que resiste, há sempre alguém, que diz não.»
    Este "alguém" está cada vez mais isolado...

    ResponderEliminar