sexta-feira, maio 05, 2023

Um Homem Completamente Desequilibrado


Normalmente evito falar de futebol por aqui, talvez por ter sido jornalista desportivo e por levar tudo aquilo que rodeia este desporto, muito pouco a sério.

Mas é difícil passar ao lado de Sérgio Conceição, que deverá ser uma das pessoas mais desequilibradas  que se podem encontrar dentro do recinto de jogo. E acrescento já que  não acredito na tese de que é uma boa pessoa fora dos relvados. Mesmo que possa ter dupla personalidade, ninguém muda assim tanto.

Como técnico é dos melhores do mundo, prepara as suas equipas muito bem e tem uma leitura de jogo extremamente clarividente (deve ser um dos treinadores que mais influencia o jogo através das substituições e mudanças de sistema de jogo enquanto decorrem as partidas...), mas depois perde-se, tem um comportamento verdadeiramente execrável para com os adversários e com os árbitros. Não é por acaso que deve ser o treinador português que mais vezes foi expulso no interior de um recinto desportivo.

É difícil encontrar alguém que não saiba perder e ganhar, como Sérgio Conceição. Podia limitar-se a não saber perder, mas não. Ontem, em vez de aplaudir João Pedro Sousa, o treinador do Famalicão, pela forma como se bateu no Estádio do Dragão - ao ponto de merecer a vitória -, gritou e bracejou, de uma forma ofensiva, quase em cima dele, quando a sua equipa marcou o golo da vitória.

Não lhe chamo "jabardo", como um embaixador famoso, que o Sérgio levou a tribunal, mas gostaria muito que demonstrasse ter alguma dignidade e o mínimo de respeito pelos adversários, tanto na hora e meia de ganhar como na hora e meia de perder.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


8 comentários:

  1. Bom dia
    Tem tanto de bom como treinador como de excêntrico na forma como reage aos resultados dos jogos , conforme a situação do momento.
    Um pouco de humildade fica bem a todos , e isso é coisa que não há para aqueles lados.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria excêntrico, Joaquim. É sobretudo falta de educação e respeito pelo próximo.

      É por isso que não acredito nas balelas de que o "Sérgio é uma óptima pessoa..."

      Eliminar
  2. Um marginal ao nível do macaco (não, não é esse, é o chefe da claque), um indivíduo sem formação, sem educação, em suma ao nível da maioria dos muitos atrasados mentais que pululam no futebol.
    Uma VERGONHA, UM TRISTE, UM ATRASADO MENTAL que se desloca de Bentley com o rei na barriga...
    E não acredito que seja boa pessoa (fora do futebol).
    Que triste figura vi ontem, ao ofender um digno colega de profissão (o educado treinador adversário).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma triste figura, cheia de precedentes, Severino...

      O curioso, é ainda querer ter razão, fazer-se de "virgem ofendida" (embora seja prática do FC Porto).

      Eliminar
  3. Até pode ser um bom treinador, mas eu não o quero na minha equipa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida um grande treinador, "Tintinaite". Mas também não o queria na minha equipa. Não acredito no "vale tudo"...

      Eliminar
  4. Meras palavras é insuficiente para descrever a postura deste personagem sem carácter que ao abrigo da impunidade que o "sistema" lhe proporciona TV no futebol português, recorre a todos os meios para demonstrar a sua má ídole, a sua falta de educação e honestidade.

    Esta quinta-feira, no jogo da Taça de Portugal frente ao Famalicão, deu mais uma clara demonstração de quão repugnante consegue ser. Não sabe ganhar, muito menos perder, fundamentalmente não sabe estar.

    Foi expulso pela 23.ª vez na sua carreira, a quarta vez esta época, ao insultar tudo e todos no banco familicence quando Otávio - outro ser asqueroso - marcou milagrosamente o golo vitorioso aos 121 minutos.

    Entretanto, assistimos a outra cena carnavalesca do suspeito usual, Pepe. Além de passar o jogo a reclamar por tudo e mais alguma coisa, reagiu muito indignado por, supostamente, um jogador do Famalicão o apelidar de "mono".

    E "mono" é precisamente o que ele é!... Fora do sentido zoológico, o termo descreve um indivíduo "estúpido ou bisonho". Seria possível acrescentar que não tem o mínimo sentido de ética ou desportivismo. Mas nada disto é novidade. Um bom jogador que passou uma carreira a demonstrar a sua falta de carácter e qualquer acusação dele tem a credibilidade de zero.

    Quanto a Sérgio Conceição, vai tendo sucesso num dos emblemas mais corruptos do país. Dificilmente sairá para outras partes, porque quando o fizer o seu palmarés volta a ser o que era antes de chegar ao Antas: zero!

    E no futebol cá do burgo, apesar da expulsão de ontem, que em princípio o impedirá de estar no banco na final da Taça de Portugal, não surpreenderá que surja uma qualquer medida para reverter a situação. Aliás, a surpresa será se isso não acontecer

    ResponderEliminar
  5. Este comentário (não foi escrito por mim) é de um amigo que me o enviou e que achei oportuno trancrevê-lo para este lugar.

    ResponderEliminar