terça-feira, maio 09, 2023

«Mentimos cada vez mais, por tudo e por nada.»


É provável que não exista nenhuma explicação científica, mas todos sentimos que se mente cada vez mais, por tudo e por nada.

Não me espantou nem um pouco que a Carla me dissesse: «Mentimos cada vez mais, por tudo e por nada.»

Claro que ela disse isto depois de aturarmos um mentiroso quase compulsivo, que é capaz de nos contar uma patranha qualquer, com o ar mais sério do mundo. Ainda bem que ele não é vendedor, é apenas um designer imaginativo.

Quando a questionei, sobre porque mentimos, ela respondeu o óbvio, «porque gostamos», eu repliquei «porque precisamos», e ela ainda foi mais objectiva, «porque queremos». Este querer deixou-me quase sem palavras.

Quando nos separámos fiquei a pensar, que, talvez os exemplos maiores venham dos políticos, que sempre mentiram, mas nunca de forma tão descarada, e até leviana. E é natural que estes maus exemplos passem para o cidadão comum, que também vai perdendo, cada vez mais, a vergonha e o pudor.

É apenas mais uma das muitas inversões de valores, que se deu nesta sociedade, onde se tenta sobreviver, cada vez mais a qualquer custo...

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


8 comentários:

  1. E quando não mentem omitem (que é quase tão ou mais grave)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, às vezes gera mais confusão, Severino.

      Eliminar
  2. Um estudo feito por nāo sei quem, indica que os honestos mentem 0-2 vezes por dia; os mentirosos médios, de 3 a 5 e os mentirosos a sério, mais de 6.
    Detesto mentiras. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa tabela parece desactualizada, Catarina. :)

      Eliminar
  3. Bom dia
    A mentira fica mesmo, mesmo ao ladínho da verdade , que às vezes nem se dá por ela .

    JR

    ResponderEliminar
  4. Não sei se se mente mais ou se é simplesmente mais fácil apanhar as mentiras graças a gravações de antigas declarações.
    Eu minto quando digo Bom dia e parece estar um dia horrível, quando respondo que está tudo bem, se me perguntam como estou e posso mentir por omissão quando me parece que alguém que conheço está mais forte ou mais velho ou com uma roupa que me parece uma má escolha e não o digo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez exista menos cuidado, Gabi.

      A mentira tornou-se banal.

      Eliminar