segunda-feira, maio 22, 2023

E Já Passaram 25 Anos...


A Expo 98 está em festa hoje e continuo a pensar que foi uma das melhores coisas que nos aconteceram nos últimos 25 anos.

Tem praticamente a idade do meu filho, que também foi à "festa". Claro que estranhou ligeiramente os seus encontros com o Gil e com a Docas, aqui e ali, pudera, com apenas três meses...

Mas mais importante que a Exposição, foi a recuperação que se fez de toda aquela área. Foi um bom começo para a reconciliação dos habitantes de Lisboa com a Cidade e com o Tejo.

Felizmente, não se parou por aqui, ganharam-se ainda mais quilómetros da nossa beira-rio, que além de ser suja e feiazinha, estava tão subaproveitada (quando me lembro da pequena viagem entre o Cais das Colunas e o Cais de Sodré, que coisa horrível...).

Apesar das polémicas sobre as Jornadas Mundial da Juventude, quando tudo terminar, ficaremos todos a ganhar, com mais um parque urbano, e mais uns quantos quilómetros de passeio à beira Tejo.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


11 comentários:

  1. Bom dia
    Felizmente, também temos algumas coisas com que nos orgulhar deste nosso país .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senão ainda estávamos mais perdidos, Joaquim...

      Eliminar
  2. Poucas, muito poucas, infelizmente. Já viram como está a saúde neste país? Uma VERGONHA, uma tristeza. As pessoas deixaram de ter médico de família e, entretanto, com o maior despudor, aparecem os privados a anunciar "o médico de família"...mas que VERGONHA é esta? Este governo )e todos os politicos) são uns tristes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Severino. Até parece que o PS está a preparar o terreno para quando o PSD governar, começar a privatizar tudo...

      Eliminar
  3. Quando nos empenhamos a sério fazemos bem.
    Um bravo para Mega Ferreira!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o Mega Ferreira ajudou muito a fazer a diferença, Rosa.

      Eliminar
  4. marsupilami26/05/23, 08:19

    Há lá o Pavilhão do Conhecimento e a Ciência Viva, criação de um dos raros (?) homens com uma visão para o país, que foi ministro e deixou obra, José Mariano Gago. Todos os anos, quando vou a Portugal, o meu filho vai aos ateliers científicos para crianças que lá se realizam. Nestes dias de descrédito dos políticos (algo que põe a democracia em perigo), vale a pena recordar aqueles que deixaram obra feita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, "Marsupilami".

      E Mariano Gago foi um dos nossos grandes, na investigação, no ensino e na governação.

      Eliminar
  5. marsupilami26/05/23, 16:51

    O Mariano Gago foi meu professor de Física Experimental. Recordo-o com afecto e com grande admiração.

    ResponderEliminar