quinta-feira, maio 04, 2023

Cada vez tenho menos dúvidas de que é assim...


Estávamos a falar de coisas que "tresandavam" (os prémios do que quer que seja, são apenas mais uma das coisas muito estranhas que existem  à nossa volta...), de como não conseguimos ser verdadeiramente honestos, quando estão em causa os nossos amigos...

Eles continuaram a falar de livros, de escritores e de prémios e eu recuei à minha infância, ao futebol do meu querido Caldas. 

Quando fiz parte da sua equipa de iniciados, tive muita pena de não ser acompanhado por dois dos meus melhores amigos, o Xico, um guarda-redes das defesas impossíveis e o Paulo, um centro-campista daqueles que conseguem fazer o futebol ainda mais bonito. Felizmente o Paulo no ano seguinte fez parte da equipa de juvenis... E como eu ficava chateado por ele estar sentado a meu lado, no banco de suplentes, porque achava-o melhor que quase todos os que pisavam o pelado.

Hoje, à distância de mais de quarenta anos, consigo perceber que devia ser ligeiramente tendencioso para com o meu amigo, ainda que o treinador percebesse muito pouco de futebol...

Tudo isto para dizer que a classificação que fazemos dos autores ou da sua obra, só é verdadeiramente honesta se não conhecermos ou não tivermos nenhum tipo de relacionamento pessoal com a pessoa em causa.

(Fotografia de Luís Eme - Caldas da Rainha)


Sem comentários:

Enviar um comentário