quinta-feira, maio 18, 2023

É provável que existam aqui alguns resquícios de "nacionalismo". Ninguém é perfeito...


É provável que o orgulho que sentimos pelos êxitos dos nossos melhores, por esse mundo fora, tenha a ver com a pequenez deste nosso País, que parece estar eternamente em crise.

Pensei nisso quando estava sentado em frente da televisão a ver o jogo de futebol entre o Bayer Leverkusen e a Roma e estava a torcer pela passagem da equipa italiana, por esta ser treinada por Mourinho. E nem é coisa que faça muito sentido, se pensar apenas em futebol, porque passar à final da Liga Europa (já tinha feito o mesmo com o Barcelona quando estava no Inter...), sem fazer um remate à baliza, é uma coisa muito pobre e triste... Eu que sou adepto dos jogos de futebol abertos (como o de ontem entre o City e o Real...), com muitas oportunidades de golo, não percebo esta mania de encolher o jogo e o campo, como fez o Roma hoje, mesmo que dê resultado.

Mas não era disso que que queria falar. Queria sim dizer que por causa do Mourinho e do Cristiano (para dar apenas estes dois exemplos...), já fui do Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Juventus ou do Roma.

Além da nossa pequenez, talvez exista também algum resquício de "nacionalismo" neste orgulho pelas vitórias dos outros...

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)


6 comentários:

  1. Concordo contigo. Sentimos orgulho nos que atingem um sucesso que poucos conseguem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que mais generalizado do que o que se pensa, Catarina. E até normal...

      Eliminar
  2. Eu também penso assim, mas o Mourinho sabe que ganhar é que dá dinheiro e é isso que querem aqueles que lhe pagam o salário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Tintinaine, o que o Mourinho quer é ganhar.

      E sabe que tem menos "armas" que os adversários, pelo que tem de jogar com tudo o que tem e sobretudo com a sua inteligêbcia e sageza táctica.

      Eliminar
  3. Para além de tudo, o Mourinho é daqueles que não dá um passo sem saber se dele irá tirar proveito-um calculista!
    Obviamente que poderei estar a ser injusto, porque não convivo com ele, mas como ser humano parece deixar muito a desejar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a ser injusto, Severino.

      Basta estares atento ao que a maioria dos seus jogadores diz sobre ele, depois de deixarem de serem treinados por ele...

      Eliminar