segunda-feira, agosto 09, 2021

O Arroz, as Avós, a China e a Riqueza Popular


Estávamos à mesa e em jeito de brincadeira a Alice perguntou à minha filha se ela comia muito arroz. Ela disse que sim e recebeu logo o conselho: «Tem cuidado, a minha avó costumava dizer-nos que o arroz nos esticava os olhos e depois ficávamos como olhos de chinesinho.»

Foi quando me meti na conversa e disse que a minha avó também dizia uma coisa parecida, que o exagero de arroz nos colocava os olhos em bico.

Era praticamente a mesma coisa, usando palavras diferentes. 

Acabámos todos a sorrir e a falar da riqueza da nossa língua e das expressões que se vão inventando à volta do mesmo tema, neste caso o arroz, que sempre deve ter existido em quantidade suficiente na Lezíria Ribatejana e nos vales do Sado, mas que até parecia ser todo importado da China, pelas histórias que circulavam à sua volta...

(Fotografia de Luís Eme - Algarve)


6 comentários:

  1. Bom dia
    Para além disso também se dizia que o arroz ia para as pernas

    JR

    ResponderEliminar
  2. Foi coisa que nunca ouvi talvez por ter raízes na lezíria! :)
    Gosto de arroz até sem nada!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, na lezíria não havia arroz chinês, Rosa. :)

      Eliminar
  3. A minha avó também dizia que o arroz ia para as pernas...
    Adoro arroz, de todas as maneiras 😊

    ResponderEliminar