quinta-feira, julho 14, 2011

As Costas Largas da Democracia


Logo de manhã fui interpelado no café por um leitor fiel do "Largo" (embora seja comentador apenas de café...).


Como todos os "profetas do contra", atirou-me logo à cara com dois dos melhores produtos da "nossa democracia", Alberto João e Jorge Nuno, que também se julgam acima de tudo, até da lei, o que não acontecia com a gente do Estado Novo.

Apenas referi que a água e o azeite nunca se misturam.

Ele insistiu e disse que as coisas não eram muito diferentes dos nossos dias, os poderosos continuavam a estar acima da lei. Acrescentei que infelizmente a democracia nunca conseguiu chegar à justiça.

Para o tentar calar tive de o recordar que nesses tempos havia mais máscaras e uma vida mais faz de conta, não era por acaso que todos os escandalos que envolviam as "boas famílias" eram "apagados", para que não ficasse qualquer registo para memória futura. Com o apoio da sempre diligente, censura prévia.

Como Churchill disse: «a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as outras formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos.»

O óleo é de Gary Kelly.

2 comentários:

  1. As pessoas esquecem que não haverá uma sociedade justa enquanto houver indivíduos corruptos. E, infelizmente, a democracia não é um chip que se implanta nas consciências das pessoas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. tens toda a razão, Virginia.

    quando crescermos em civismo, tudo melhora.

    ResponderEliminar