terça-feira, setembro 14, 2010

Toureiros, Sanzonalidades e Touros

Depois dos cinquenta anos, a ameaça de desemprego nunca mais o abandonou.

Vai resistindo, aceitando trabalhos aqui e ali, muitos dos quais nunca imaginou um dia ter de fazer.

A última aventura aconteceu antes do Verão. A necessidade fez com que aceitasse cobrir corridas de touros em praticamente todo o país, que, segundo o amigo que o convidou, estavam novamente na moda, apesar dos movimentos contra a "tortura aos animais nas praças".

Aceitou sem nunca ter escrito nada sobre touros ou toureiros, nem tão pouco se lembrava de assistir a uma corrida de touros.

Como em tempos lhe tinha falado de Vila Franca de Xira, de Vitor Mendes, José Júlio, José Falcão e Mário Coelho, tentando explicar o inexplicável do meu fascínio pelo toureio apeado, ele quis conversar comigo.

Falámos de tanta coisa nessa tarde...

Lembro-me de lhe ter falado de nomes que ele nunca ouvira falar, de António Ordoñez, Luís Miguel Dominguin, Paquirri, Joselito, Manolete, Manuel dos Santos, Ricardo Chibanga, Júlio Robles, entre outros grandes matadores de touros.
Depois desta experiência, confessou-se fascinado com o entusiasmo da "aficion" e também com a coragem dos moços forcados.
Miguel Angel Perera, um dos melhores matadores de touros da actualidade, é o toureiro da foto.

3 comentários:

  1. Luís, não gosto de touradas, mas gostei do seu texto.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. eu só gosto das "espanholas", Graça.

    fui educado que o touro foi criado para o "sofrimento, para a luta pela vida", mas detesto os "picadores", mas eles dizem que tem de ser...

    e também sei que não o gostar ou não de touradas, que nos faz melhores ou piores seres humanos.

    ResponderEliminar
  3. falta um é (não é o gostar...), que retira todo o sentido à frase.

    raramente corrijo os comentários e como sei que os escrevo à pressa, irritam-me os "perfeccionistas", capazes de insultar e dizer que A ou B não sabe escrever por dar um erro ou construir mal uma frase num comentário...

    ResponderEliminar