quarta-feira, dezembro 14, 2022

Empurrão Daqui mais Empurrão Dali e...


Uma das coisas que me fez mais confusão no jogo de ontem entre, a Argentina e a Croácia, foi ouvir o relatador da RTP - em directo - a dizer que "O futebol já deve um Campeonato do Mundo ao Messi".

Depois de todos os "zuns-zuns" de que a FIFA e os organizadores locais do Catar, apostam todas as fichas na vitória da Argentina de Messi no Mundial, com várias polémicas e comportamentos, que deixam muito a desejar, como o dos jogadores do pais das "pampas" após o final do jogo com a Holanda.

E é muito estranho que ninguém tenha prestado muita atenção às declarações de Pepe no final do jogo com Marrocos, quando se referiu à má arbitragem do árbitro argentino e à sua nomeação. Críticas que têm toda a razão de ser. Por muito bom que seja, nenhum árbitro dos países apurados para quartos de final deveria apitar jogos. E isto deveria fazer parte dos regulamentos.

Sempre me incomodou que a arbitragem tenha o mesmo comportamento nos estádios que a Igreja tem na sociedade: está sempre ao lado dos mais fortes e poderosos.

Gostaria de poder dizer ao relatador da RTP que isso do merecimento não existe no futebol,  e que os jogos ganham-se dentro do campo, nem sempre pela "melhor equipa", mas pela "equipa mais objectiva e eficiente". Ou seja, aquela que consegue meter mais bolas na baliza adversária.

E outra coisa, se há alguém a quem o futebol não deve nada, é a Lionel Messi (além de ter ganho muitos milhões, é provável que tenha ainda uma ou outra bola de ouro a mais lá por casa...).

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


6 comentários:

  1. Era preciso era enterrar o Ronaldo. O Messi (alentejano de gema) puxamo-lo para cima...triste gente ingrata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo as coisas assim, Severino e Catarina.

      E até agora o único "enterrado" foi o senhor Santos. :)

      Eliminar
    2. Li hoje um título que dizia que Fernando Santos deixou de ser o treinador da seleção. Ainda não pesquisei. Foi demitido ou demitiu-se?
      Deveria ter saído antes deste campeonato. Assim, Cristiano Ronaldo, teria tido a oportunidade de jogar e vencer!!
      Não há nenhuma pessoa, com quem eu já tivesse fala;do, aqui no meu círculo de amigos e conhecidos (puxo a conversa de propósito), que tenha concordado com a decisão estratégica do FS de manter o CR7 sentado.
      Tudo o que tinha de ser dito, já foi dito, não é, Luís?

      Eliminar
  2. Foi demitido!!
    O que não apurei é se foi demitido apenas porque a seleção portuguesa não ganhou devido às suas péssimas decisões ou devido ao conjunto de péssimas decisões+ Ronaldo no banco (que foi uma péssima decisão em duplicado ou ao quadrado). : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi demitido porque a "opinião pública" estava farta do seu futebol, Catarina.

      E por outras razões, como ter esgotado o seu "prazo de validade", até pela Federação e por alguns jogadores...

      Eliminar