domingo, dezembro 18, 2022

Fingir Desconhecer a Palavra Civismo...


Nestes dias que antecedem o Natal é normal existir mais confusão de trânsito que no resto do ano. Mesmo com a inflacção, a correria tonta à procura de prendas é a mesma de sempre.

E foi por causa das compras, que eu estava ali parado, dentro do carro, bem estacionado, porque entretanto alguém deixara um lugar vago. Esperava e desesperava para que "ela chegasse" com as mãos cheias de sacos...

Quase a meu lado uma mulher jovem buzinava há já um par de minutos, porque alguém a encurralara com o carro e fora às compras, com a maior desfaçatez. Algum tempo antes houve outro alguém que também me tentou "prender", mas eu buzinei, e ele lá foi "tapar outro carro" nas redondezas, de preferência sem condutor...

Entretanto o homem chegou e em vez de pedir desculpa à jovem pelo incómodo, começou a insultá-la, por esta ter demonstrado o seu desagrado, educadamente, por ter de ficar ali presa, há já uns bons cinco minutos. 

Eu achei tudo aquilo surrealista, embora fosse mais normal do que poderia parecer, vindo de quem vinha o insulto.  O sujeito era de etnia cigana e devia passar o tempo fingir que desconhecia o significado da palavra civismo, quando circulava pelas ruas da cidade.

Acabei por ficar a pensar, que ainda bem que era uma mulher que estava ali, a afastar-se com o carro. Ela não só não voltou a dirigir a palavra ao "selvagem", como foi capaz de fingir que ele não existia. 

Se fosse um homem não ia reagir assim e acabaria por haver confusão, com toda a certeza pouco natalícia...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


9 comentários:

  1. Eu, depois de apitar, teria chamado a polícia se, entretanto, não tivesse aparecido ninguém.
    Mas devo acrescentar que por aqui isso raramente aconteceria. Observamos as normas do civismo a apreceito.: ) É que os polícias canadianos não “brincam”. Dão multa. E se eu estivesse “encurralada”, eles chamariam o reboque e o carro mal estacionado sairia dali num instante.
    E outra coisa que também acho muito bem, e a título de curiosidade, é que não temos o hábito de apitar. Não exagero quando digo que passam-se semanas e semanas sem ouvir ninguém a buzinar o carro. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui (em Portugal), se aparecesse o polícia, este arriscava-se a ser "multado" e, quiçá, preso pelo cigano...

      Eliminar
    2. São duas realidades muito diferentes, Catarina.

      É a diferença entre um país desenvolvido e outro ainda agarrado ao "terceiro mundo"...

      Eliminar
    3. É quase assim, Severino. Não era multado nem preso, mas sujeitava-se a levar uns empurrões, no mínimo, bastava aparecer por ali a "família"...

      Eliminar
  2. Bom dia
    Civismo é uma coisa que infelizmente passa ao lado de muito boa gente em muitas sociedades .Uma grande parte de pessoas não olham a meios para atingir os seus fins, e nem sempre corre como o que acaba de contar .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente ele não falava da mesma forma se fosse um homem, Joaquim, mas é uma vergonha esta falta de respeito crescente (que atinge toda a sociedade e não apenas esta etnia...).

      Eliminar
  3. A falta de civismo e a falta de respeito pelos outros parece que virou moda.
    Que tenha um Natal cheio de amor e conforto e que o ano de 2023 traga muita saúde e paz.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o problema é que se percebe que não se está a conseguir combater este problema social, que é o respeito pelo outro, Graça.

      Talvez o exemplo comece logo pelos políticos e pela própria justiça (que não se respeita a ela própria...).

      Eliminar