quinta-feira, dezembro 29, 2022

O Adeus ao Verdadeiro Rei...


Pelé deixou-nos hoje.

Ao contrário de Maradona, Ronaldo Nazário, Messi ou Cristiano Ronaldo, Pelé foi considerado o "melhor futebolista de todos os tempos", enquanto andou a espalhar magia pelos estádios de futebol do mundo inteiro.

E isso não aconteceu por falta de concorrência. Foi contemporâneo de Eusébio, a nossa "pantera negra", e também de Johan Cruyff, que chegou a ser apelidado do "pelé branco", que também foram extraordinários futebolistas e fazem parte da história do "Desporto-Rei".

Não sei se a elegância, a beleza e a espectacularidade dos gestos técnicos de Pelé se ficaram a dever ao facto de o futebol do seu tempo ser mais lento, sei que nunca existiu um futebolista tão completo como ele. Usou os dois pés e a cabeça como mais ninguém, na arte de marcar golos.

É provável que se o futebol fosse uma disciplina do circo, Maradona e Messi, o suplantassem, mas só mesmo na "arte circense", com dribles para todos os gostos e outros truques que arrebatam plateias.

Mas não é.

E é por isso que não tenho qualquer dúvida que Pelé foi, e é, o verdadeiro Rei do "Desporto-Rei".

(Fotografia de autor desconhecido)


6 comentários:

  1. Bom dia
    As opiniões são com certeza diferente umas das outras em relação a quem é ou foi o melhor do mundo , mas que Pelé foi o primeiro a ser titulado de rei com todo o mérito , também é a minha opinião .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Joaquim. Cada um de nós tem direito a ter o seu "melhor".

      Mas Pelé foi mesmo o primeiro a ser coroado. :)

      Eliminar
  2. 11 de Outubro de 1962, ele está sentado no Estádio da Luz.
    Foi a única vez que, ao vivo, viu jogar Pelé.
    Para a Taça Intercontinental da época 1962/63, o Benfica perdera por 3-2, no Maracaña, a 1ª mão e sonhou-se – a felicidade do sonho é sempre possível – que, na Luz, iríamos bater o Santos. Levámos 5 a 2 num autêntico banho de bola e três dos golos são de Pelé. Num deles ainda estou a ver um desesperado Costa Pereira a tentar, na grande área, tirar a bola a Pelé mas o homem era o que era.
    Também tivemos um rei: Eusébio da Silva Ferreira. Cada um com a sua maneira de jogar - e gostaria que não entendessem a questão agarrada a qualquer ponta de patriotismo - mas gostava mesmo desse tal Eusébio. O gesto, a alegria com que festejava o golo era um espectáculo dentro do próprio espectáculo.
    Coloquem-se os reis de parte, falemos antes de grandes jogadores de futebol que realmente foram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de Eusébio, Sammy.

      Mas não era tão completo, provavelmente era mais objectivo e tinha um remate mais forte. Foi o nosso Rei...

      Eliminar
  3. Quando se considerava o futebol como o desporto-rei, Pelé foi o primeiro “rei do futebol”, o primeiro a ter um tremendo impacto a nível mundial. A sua fama e talento continua a ser indiscutível.
    Cristiano Ronaldo também ficará na história do futebol como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Os povos podem não saber muito sobre Portugal, mas de certeza que conhecem Cristiano Ronaldo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E começou muito cedo com 17 anos já era considerado um dos melhores do mundo, Catarina.

      O talento de Pelé não belisca em nada Messi ou Cristiano Ronaldo, que foram dos melhores, aqueles que se mantiveram mais tempo no topo.

      Eliminar