domingo, dezembro 11, 2022

A Moda de Catalogar as Pessoas e de Inventar Heróis


Estes dias estranhos, cada vez mais manietados pelas televisões sensacionalistas e pelas redes sociais, dizem-nos que nem todos conseguem resistir a esta "moda" de se inventarem heróis. Heróis quase sempre descartáveis, com apenas direito a um dia ou dois de "fama".

Há um filme que retrata muito bem estes tempos (o "Herói Acidental", que tem como protagonistas Dustin Hoffman e Andy Garcia), em que as televisões que dão notícias como se fossem folhetins de novelas e gostam de escolher um ou outro herói, para "colorir" qualquer tragédia. Tal como no filme, o "herói" escolhido pode apenas ter vontade de aparecer na televisão e ganhar alguma coisa com isso. E só depois é que se apercebe do "turbilhão" mediático em que se meteu...

Mas o que queria mesmo era falar do futebol, provavelmente a área onde existe uma "fúria" maior em se inventar "heróis", para de seguida os descartarem, ao descobrirem que são apenas pessoas normais. 

Mas é importante frisar que este fenómeno não é novo no "desporto-rei" nem foi inventado pelas televisões. Desde os começo dos anos setenta do século passado, que os jornais - ao perceberem que Eusébio não era eterno - passavam o tempo à procura de um "novo Eusébio" (como se as coisas funcionassem assim...), destacando os jovens de cor que mais se salientavam nos campos de futebol. É importante dizer que a maior parte dos jovens de origem africana que foram submetidos a esta comparação, não aguentaram a pressão e acabaram a jogar em divisões secundárias ou desistiram mesmo de ter uma carreira futebolística.

Voltando à actualidade, no nosso "reino da bola" não é apenas Cristiano Ronaldo, que é catalogado como o "melhor do mundo". Por exemplo, João Cancelo é vezes de mais "vendido" como o melhor lateral direito do mundo (depois do Mundial deve ter "caído" do pedestal...), tal como Ruben Dias, que também leva com a carga do "melhor central do mundo" ou até o jovem guarda-redes, Diogo Costa, que também já começa a ser "empurrado" para o clube dos "melhores do mundo". Este trio poderá, quanto muito, fazer parte de um lote bastante alargado, com dezenas dos ditos "melhores do mundo", que tanto jeito dão aos jornalistas sem assunto...

Provavelmente esta "tara" de catalogar as pessoas e de inventar heróis - levada nos nossos dias ao extremo -, existe desde sempre, e é apenas mais uma das muitas inventadas pelos humanos, que sempre tiveram necessidade de viver rodeados de pequenos e grandes "deuses"...

(Fotografia de Luís Eme - Caldas da Rainha)


14 comentários:

  1. Temos que levar isso na desportiva! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Os heróis de hoje têm uma responsabilidade acrescentada. A de servir de modelo para os mais jovens.
    E por falar em Diogo Costa... aquilo não foi um "frango"? Num mundial é difícil de aceitar. O rapaz teve azar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi, um peru de todo o tamanho! E ainda por cima o rapaz joga no FCP, dois males que vão dar muito que falar!

      Eliminar
    2. Pois teve, Catarina. Felizmente ninguém ligou muito a isso.

      Ronaldo desvaloriza tudo à sua volta...

      Eliminar
  3. Para que não reste qualquer ponta de dúvida, declara que gosta mesmo de futebol.
    Um dia perguntaram ao actor, cineasta e fanático benfiquista Artur Semedo, se um Benfica-Sporting iria ser um grande espectáculo e Semedo disse: «Eu quero é que o Benfica ganhe. Quando quiser ver um espectáculo vou à ópera.»
    O poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, que gostava mesmo de futebol, dizia: «Bem-aventurados os que não entendem nem aspiram a entender de futebol, pois deles é o reino da tranquilidade.»
    Ou aquele verso tirado de um poema do Manuel da Fonseca: «…quando chega domingo não há nada melhor do que ir para o futebol.»
    Por heróis, ele ainda é do tempo em que o Mário Castrim, numa mesa do café da Pastelaria Orion, perto do Alto de Santa Catarina lhe dizia: «… sempre Eusébio e quando o Eusébio tem menisco, todos nós coxeamos.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eram tempos em que o futebol ainda era mais jogo que espectáculo e negócio, Sammy.

      Eliminar
  4. Bom dia
    Para mim a foto acima diz tudo .
    Boa semana .

    JR

    ResponderEliminar
  5. Vi o filme "herói acidental" e gostei imenso e concordo com a reflexão que fazes sobre ele. Quanto ao futebol, torço pela selecção e fiquei com pena de não termos sido apurados.
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de todas as polémicas, todos queríamos chegar à final e ganhar, Graça.

      Eliminar
  6. E a injustiça que fizeram ao Rui Patrício ao não o colocar contra a Coreia (quando já estávamos apurados)...o Eng°.F. Santos não pode continuar à frente da selecção por tudo isto e não só, anda este beato a bater com a mão no peito mas não quer pagar impostos (e ainda dizem que é boa pessoa...com esta prática, custa-me a crer)
    Foi um grande frango do nosso GR mas o Ruben Dias (outro melhor do mundo, a par do Cancelo, do Bernardo, do Félix, etc.etc.) tem 49% de culpa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Rui sempre com um comportamento exemplar, Severino...

      Eliminar