sexta-feira, dezembro 09, 2022

A Velha Diferença entre as Mãos e os Pés (que o tempo engoliu, felizmente)...


Durante demasiado tempo cultivou-se a ideia de que as pessoas bonitas não tinham artes para escrever ou pintar. Só os "monos", que se fechavam em casa e falavam com as paredes é que podiam conseguir escrever grandes romances, "pincelados" com os seus dramas internos e externos.


Felizmente foram aparecendo homens e mulheres bonitas, capazes de nos oferecer boas histórias e lá foram desmontando mais uma daquelas invenções (só pode ter nascido de uma pessoa muito feiazinha...), que quase envergonhava as pessoas que gostavam de escrever e de se ver ao espelho, que quase que eram obrigadas a escrever para a gaveta e com o maior dos secretismos.

Com o desporto acontecia quase o mesmo, era comum dizer-se que quem era bom de mãos e de cabeça, não sabia usar os pés. Também se demorou algum tempo a perceber que uma coisa não tinha nada a ver com a outra coisa. Embora aqui a culpa possa recair nos rapazolas, que desde a primária, só escolhiam para as suas equipas os "bom de bola", empurrando os menos afortunados para o mundo dos livros.

Eu sei que não sou o melhor exemplo, porque continuo a ser uma escritor da "terceira divisão" e embora tivesse jogado nos iniciados e juvenis do "meu" Caldas, era sobretudo um "lutador", quase capaz de pôr a cabeça onde os outros colocavam os pés. Ou seja, a técnica estava longe de ser o meu forte.

Mas o meu amigo Zeca, além de ser um escritor das "primeiras", era um artista de bola, muito ao jeito do Garrincha. Quase que tinha mais prazer em "dar baile" e "sentar" os amigos na areia (os relvados apareceram depois...), que em meter a bola dentro da baliza.

Felizmente tudo isso se foi esbatendo com o tempo. Bonitos, feios, inteligentes, burros, amarelos, azuis, todos (e todas...) podem ser "bons de bola" ou "bons de tola"...

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


4 comentários:

  1. Bom dia
    Também se dizia que quem fosse canhoto , era até deficiente . Hoje um bom esquerdino tem um valor acima do normal no mundo futebolístico .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, Joaquim.

      O mundo já foi muito mais imperfeito...

      Eliminar
  2. Os meus netos não têm o mínimo gosto pelos jogos de futebol nos intervalos das aulas mas gostam de ver os jogos na televisão com o pai.
    Já o pai e o tio eram completamente apaixonados pela bola.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso deve acontecer pela sua falta de jeito, Rosa.

      O meu filho nunca ligou muito ao futebol porque os pés eram alérgicos à bola. :)

      Eliminar