segunda-feira, dezembro 05, 2022

«Tu que nem sequer vais aos jogos, como é que tens a lata de estar a discutir futebol comigo?»


Quando as pessoas começam a não ter argumentos nas conversas, tentam fazer "jogo rasteiro", pondo em causa o outro, usando palavras que nem sequer deviam ser chamadas para a conversa.

Quando ouvi o Nicolau a dizer, quase aos gritos, ao meu sobrinho, esta "pérola": «Tu que nem sequer vais aos jogos, como é que tens a lata de estar a discutir futebol comigo?», meti-me na conversa e disse que ele estava certo, acrescentando que só pessoas inflamadas pela clubite e alienadas pela estupidez futebolística, é que deviam falar sobre o jogo do "pontapé na bola".

As minhas palavras acertaram mesmo no alvo e ele tentou virar os argumentos maliciosos para mim, dizendo que o futebol não era para "pretensos intelectuais", mas sim para o "povo".

Ofereci-lhe um sorriso e desmontei algumas das patetices que ele teimava em dizer, em relação ao Cristiano Ronaldo e a outros jogadores que não eram (ou tinham sido...) do "seu Benfica". Claro que nunca o convenci, nem queria. O mais importante era defender os argumentos válidos do meu sobrinho, sem ponta de "clubite". Estas pessoas que gostam de dar "cacetada" aos outros, como qualquer defesa de terceira categoria, adoram fingir que estão sempre certas...

O que nos vale é que se o Cristiano marcar um ou dois golos aos suiços, põe fim a esta "Caça ao Ronaldo" e ele volta a saltar, num ápice, de "besta a bestial".

É por estas e por outras que se percebe que este futebol dos estádios (portugueses) não é mesmo para todos. É sobretudo para os espertalhaços que são adeptos das "vitórias a qualquer preço" e idolatram gentes com a qualidade de um pintinho, um bruno ou um vieira...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


2 comentários:

  1. Bom dia
    É verdade muitos dos adeptos de futebol , são fanáticos pelos seus clubes e por individualidades dos mesmos e não apoiam a seleção pela simples razão de não jogarem A B ou C do seu clube .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma coisa terrível, só pensam nos "seus", Joaquim...

      Eliminar