segunda-feira, dezembro 12, 2022

Singularidades de um Treinador que sabe Mais sobre os Homens que sobre Futebol...


A aventura futebolística portuguesa no Catar esteve quase a ser das "arábias", apesar dos muitos percalços, protagonizados pelo nosso "melhor do mundo", que continua com uma dificuldade enorme em "descer à terra" e voltar a ser humano.

Curiosamente, ou não, neste "dia seguinte" o alvo de grande parte das críticas é o nosso seleccionador nacional (parece que a maioria dos portugueses quer vê-lo num futuro próximo a treinar gregos ou malteses e não portugueses...).

Sempre fui crítico em relação ao seu papel como treinador de campo (além de não escolher os melhores jogadores para o "onze", teimou vezes demais em colocá-los fora das posições onde se sentiam mais à vontade e obtinham mais rendimento desportivo, sem esquecer a sua paixão por "trincos"...). Da mesma forma que sempre enalteci as suas qualidades como líder e condutor de homens.

Não foi por acaso que, sempre conseguiu ser respeitado por todos, inclusive por Cristiano Ronaldo, neste seu longo reinado de mais de oito anos como seleccionador. 

Mesmo durante o Mundial, agiu sempre como um verdadeiro "comandante", até quando deixou o "melhor do mundo" no banco. Apesar de ficarem no ar dúvidas se esta decisão tinha sido disciplinar ou apenas desportiva, Fernando Santos disse que tinha sido apenas uma opção técnica (e bastante válida, porque era notório que o nosso ponta de lança deixara de fazer a diferença nos relvados...). Só alguém muito bem formado e tolerante, era capaz de desvalorizar as notícias polémicas diárias sobre o "melhor do mundo", ao mesmo tempo que tentava reforçar a importância da equipa de "todos nós", tendo mesmo a "lata" de pedir, já no final, para deixarem o Cristiano em paz e respeitarem-no pelo muito que deu ao País.

Tenho dúvidas que outro treinador qualquer, perante o cenário "ronaldiano" cada vez com tons mais escuros (graças às "pinceladas" da família...) agisse com a mesma compostura, tentando valorizar a importância do "melhor do mundo" e "capitão", em vez de o tratá-lo apenas como mais um dos 26...

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


17 comentários:

  1. Não percebo a repetição da expressão melhor do mundo entre aspas.
    Tenho lido muitos comentários, alguns dos quais de pessoas que entendem muito de futebol, que foram completamente contra Fernando Santos e da sua escolha.
    E quem estiver saturado do Cristiano Ronaldo, que deixe de falar dele. Bem ou mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, as tuas palavras transportam alguns pressupostos, que considero errados.

      O uso de aspas deve-se ao facto de que Ronaldo já não é o "melhor do mundo" (tal como Messi), muito mal iria o futebol se um jogador com 37 anos ainda fosse o Melhor do Mundo.

      Quando falas da escolha de Fernando Santos, penso que te referes à sua escolha como Seleccionador em 2014. É uma escolha sem margem para criticas, pois este treinador é o único da história do futebol que conquistou títulos, inclusive o de Campeão da Europa. Podemos gostar ou não da forma como a selecção joga, mas foi um projecto ganhador. Sem sombra de dúvida.

      O problema não é apenas de quem fala de Cristiano Ronaldo, talvez seja até mais dele e do seu "clã", que tem alimentado um "circo" enorme nas redes sociais, e que acaba por ter eco nas notícias de jornais, rádio e televisão.

      Quem quis e quer ser notícia é o Cristiano Ronaldo. Caso contrário nunca teria dado aquela entrevista, antes do começo do Mundial...

      Continuo a pensar que outro treinador, não teria gerido a situação tão bem. Apesar de tudo, os outros jogadores conseguiram ultrapassar toda esta confusão e a selecção chegou aos quartos de final. Não perdemos com Marrocos por causa de Ronaldo.

      Eliminar
    2. Mas concordo contigo, que não se devia dar todo este eco a Ronaldo.

      Infelizmente têm de ser flagelos sociais como as cheias de agora, para as notícias mudarem o foco...

      Eliminar
    3. Não, eu não disse que não se devia dar eco a Ronaldo em geral. Aqueles que o criticam é que devem deixar de falar nele. : ))
      Mas, como disse, compreendo o teu ponto de vista e respeito-o.

      Eliminar
    4. Quer dizer, só de deve falar do Ronaldo, para dizer bem, Catarina. Boa. :)

      Eliminar
    5. Hahahahah...
      Enquanto estava a escrever o comentário, lembrei-me do coelhinho Thumper do filme Bambi (não me recordo como se diz em português e já é tarde para “googlar”) quando confirmou à mãe o que ela ou o pai lhe tinha ensinado: “Se não tens nada de bom para dizer, não digas nada”.
      Tantas vezes vi o filme com os meus filhos que nunca mais nos esquecemos deste conselho e comecei a "incorporá-lo" nos meus ensinamentos. : ))

      Eliminar
    6. Não sei se é um bom ensinamento, Catarina. :)

      Aprendemos muito com os erros (se quisermos...) e com as críticas, desde que estas sejam honestas.

      Eliminar
    7. Críticas honestas, que eu chamo de críticas positivas, construtivas... mas isso é desnecessário dizer, Luis. E até neste "campo" é preciso arte, é preciso talento e sensibilidade para as proferir sem magoar a pessoa a que são dirigidas. : )

      Eliminar
  2. Com este seleccionador Portugal (e temos dos melhores jogadores do mundo) há (8) oito anos que andamos a praticar um futebol absolutamente vergonhoso, triste, para trás para o lado que até dá sono.
    E já basta de falar nos dois títulos que ganhámos, pois não devemos esquecer que ganhámos o Europeu 2016 sem saber ler nem escrever, ganhando apenas um jogo e com um futebol medíocre, miserável, enfadonho, sonolento, como é timbre deste F.Santos.
    Cristiano Ronaldo tem de jogar sempre de princípio mas sempre (pode sair aos 70m.+ ou-)! Temos um dos maiores atletas de sempre no desporto mundial e queremos enterrá-lo em vida, um dos 3 melhores jogadores do futebol mundial de sempre!
    No jogo contra Marrocos fomos miseráveis na 1.parte, jogando um futebol lento (como é apanágio do F.Santos) com Ruben Neves em vez de jogarmos com William Carvalho já que tínhamos pela frente uma equipa defensiva e só levando a bola no pé poderíamos entrar naquela equipa defensiva e não R.Neves que é um jogador de futebol longo. Na 2.parte foi a anarquia total com o Horta, o Ramos, o Felix sem um plano e só quando CR7 entrou a equipa melhorou.
    Com este treinador andamos a jogar horrivelmente desde que ele tomou o comando. Não tem capacidade para pôr este naipe de grandes jogadores a praticar um futebol de sonho para o qual têem capacidade, sim porque temos um conjunto de jogadores para formar uma grande equipa e sermos campeões mundiais.
    Mas com este F.Santos é triste o futebol que praticamos e que só nos envergonha. Há muito tempo que já deveria ter ido embora. Ainda por cima é alguém que anda a bater com a mão no peito mas quer fugir aos impostos, ou seja é mais um a roubar-nos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a parte do "mau futebol", do não aproveitamento da melhor geração de sempre (para mim, claro), Severino.

      Já não acho que o Cristiano Ronaldo tenha de jogar sempre, se tiverem de jogar os que estão em melhor forma. Ele esta época ainda não chegou lá...

      Também senti que deveria ter jogado o Wiliiam contra Marrocos, mas poderia não estar nas melhores condições físicas (não sabemos tudo...).

      Mas depois há a parte que ignoraste, a sua liderança, que nem o Cristiano Ronaldo é capaz de contestar, directamente.

      E em relação aos impostos, não o tenho como uma pessoa desonesta. Por enquanto não passa de uma história mal contada, mas sei que um dia destes acabaremos por saber a verdade.

      Eliminar
  3. Concordo plenamente com o Steve. Soubesse eu expressar-me tão bem como ele e teria dito a mesma coisa.
    Cristiano Ronaldo pode não ser tão rápido como dizem (eu acho que ainda é), mas marca presença, intimida os adversários. FS não foi justo. Se o colocou no banco por motivos punitivos, que o punisse noutra altura, nunca durante um campeonato destes. Deu para o desestibilizar em parte. O CR não tem tem tido um ano fácil, como devem saber melhor que eu que só leio os títulos que me aparecem neste écrã. Perdeu um filho; uma filha esteve no hospital; teve problemas com Erik ten Hag e mais outras experiências negativas das quais não estou a par.

    Tb li que FS quer fugir ao fisco.... : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se trata de rapidez, Catarina, trata-se de não conseguir descobrir o fundo a baliza. Nunca falhou tantos golos como nesta época. Isso acontece porque não tem confiança, não está em forma.

      E o treinador disse que a sua substituição ficou a dever-se a uma opção técnica.

      À parte dos problemas de saúde da família, tem responsabilidades em vários dos problemas que tem tido durante esta época.

      Eliminar
  4. Involuntariamente carrego no PUBLICAR quando estou a meio de uma publicação e lá se vai o meu comentário...mas aqui vai:
    O Cristiano Ronaldo é o melhor desportista português de todos os tempos -e mundial, de sempre- (e isso dói a muita da nossa gente...); pois precisamente na hora de o puxarmos para cima (uma nossa obrigação) este medíocre seleccionador empurra-o para baixo, uma vergonha o que se fez a quem tanto tem dado a Portugal, absolutamente lamentável. Ronaldo, volto a frisar, tinha de ser titular em todos os jogos (o que não invalida que saísse aos 70m. + ou -).
    Este seleccionador é um incompetente, caíu-lhe nas mãos um tacho que não quer largar. Já agora gostava que me explicassem porque é que o Rui Patrício deixou de ser titular, sem desprimor para o Diogo Costa, que será um bom Guarda Redes mas que não tem ainda a experiência nem o traquejo do Patrício e isso viu-se no golo de Marrocos em que, juntamente com Ruben Dias, foi culpado e consequentemente o grande culpado da nossa eliminação do Mundial. Porque é que Rui Patrício (foi Campeão da Europa) foi relegado para suplente, não se aproveitando assim o potencial e a experiência de um grande Guarda Redes-pergunto: cometeu algum erro ao serviço da nossa selecção nos últimos jogos em que foi titular? que eu saiba não-então porque saíu?
    O Fernando Santos é assim tão boa pessoa e quer fugir aos impostos e roubar-nos a todos nós? Ó Luís então não sabias que ele criou uma empresa (com a conivência da Federeação Portuguesa de Futebol) e é por essa empresa que quer receber os seus altíssimos ordenados e os dos seus adjuntos e deste modo furtar-se aos impostos? ó Luís mas isso é do conhecimento de toda a gente e a imprensa escrita e até falada tem feito eco disso.
    Os 2 títulos de Fernando Santos-foi ao Casino e tirou um jackpot, já lá foi mais vezes mas obviamente, como qualquer jogador de meia tijela, nunca mais ganhou nada, só perdeu!
    Este seleccionador tem sido o pior que tem acontecido para o futebol português, com um treinador com capacidade tínhamos sido Campeões do Mundo e poderíamos ter ganho muitos títulos e com um bom futebol que nos fizesse sonhar, pois temos uma geração de futebolistas de primeira água que jogam nos melhores clubes do mundo. Vocês já viram o Fernando Santos nos treinos: sempre de cabeça baixa de mãos nos bolsos a passear de um lado para o outro; já alguém o viu a intervir num treino?
    Já há muito tempo que deveria ter embalado a trouxe e zarpar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Severino, o caso continua a decorrer em sede própria, quando se chegar a alguma conclusão, falamos.

      Receber ordenados através de uma empresa não é sinónimo de que se fuja ao fisco. Quanto muito procura-se pagar menos impostos, de forma legal (é o que todos os empresários fazem...).

      Eliminar
  5. Se Ronaldo (não é demais relembrar, um dos 3 melhores jogadores da história do futebol) foi para o banco pela falta de rendimento, porque é que o Bernardo Silva não foi? É que Bernardo Silva foi sempre menos um durante o tempo que jogou-jogou sempre e sempre a titular; porque é que Mateus Nunes não entrou? e Palhinha? Ó Luís este seleccionador é um zero absoluto! Contra factos não há argumentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo nada contigo, Severino.

      O Bernardo Silva foi o médio mais sacrificado, ele que é um jogador de ataque, teve de ajudar a defender, a equilibrar a equipa em vários jogos. Por exemplo, com Marrocos, depois da saída de Ruben Neves, ele passou a ser o médio mais recuado...

      Lembra-te que nos dois primeiros jogos, Ronaldo, Bruno Fernandes e João Félix, "esqueciam-se vezes demais" de recuar e ajudar a equipa a defender.

      É muito difícil jogares bem, quando te tens de sacrificar pela equipa e jogas onde é preciso.

      Eliminar